Grupo de Pesquisa sobre Igualdade de Gênero participou de duas apresentações no VIII EPHIS/UFMG

Publicado em 07 de junho de 2019

O Grupo de Pesquisa sobre Igualdade de Gênero, da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, participou de duas apresentações no VIII EPHIS/UFMG, dentro do Simpósio Temático “História, gênero e sexualidade: existência e resistências em tempos sombrios”.

Essa iniciativa surgiu da disciplina História do Direito, onde as envolvidas trabalharam a questão do direito natural e positivo na obra Antígona, de Sófocles. Dado o interesse sobre o tema, aprofundaram em outras questões, tais como as representações do papel da mulher, teorias de gênero, sexualidade, âmbito de proteção, legislações etc.

Além da presença/apresentação no Congresso, contaram ainda com uma publicação (resumo) nos anais do evento, sem contar a experiência acadêmica. Participaram do projeto as seguintes alunas: Bruna Martins Vieira (3AM); Isadora Pantaleão (3AM); Gabriela Mendes (9BN) e Sara Fernandes (3AM).

A aluna BRUNA MARTINS relata a experiência: “Eu gostei muito de participar desse Congresso na UFMG, pois me incentivou à aprender mais e à praticar minha oratória. Além disso, me ajudou a ficar mais desinibida, já que não é fácil falar em público e muito menos com pessoas desconhecidas que entendem muito do assunto. Foi sensacional essa experiência que, além de agregar muito conhecimento, foi uma forma muito divertida de aprendizado.”

Atualmente, o projeto tem como intuito a conscientização do ser feminino em seu lugar na sociedade. Diante das mudanças sociais, nas quais homens e mulheres se estabelecem de forma ampla, busca-se uma perspectiva sustentável, igualitária e renovada.

Além do mais, é importante estimular o olhar critico sobre as transformações dos papeis de gênero, bem como das consequências advindas, tais como parentesco, família, filiação etc. Sem dúvida, todas essas questões se relacionam com a forma de se pensar a sociedade e, claro, de transformar o direito.

O Grupo sobre Igualdade de Gênero da FDCL convida toda a comunidade acadêmica a participar das reuniões.

Compartilhar

Acesso Acadêmico

Tamanho texto
Contraste