Aulas Magnas despertam a visão crítica dos alunos

Publicado em 13 de março de 2019

Durante os dias 25 e 26 de fevereiro, a Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete ofereceu para toda comunidade acadêmica a semestral Aula Magna. Foram realizados três encontros, nos períodos diurno e noturno, com a presença de três renomados palestrantes: Dr. Carlos Alberto de Faria – Juiz de Direito; Dr. Giordano Bruno Soares – Professor de Direito Civil na UFMG e Dr. Neylor Souza Aarão – Consultor Ambiental.

Em sua palestra proferida na manhã de 25 de fevereiro, o Dr. Carlos Alberto de Faria  buscou motivar os graduandos, por meio do relato de suas experiências vividas desde os primeiros anos de faculdade até a sua aprovação no concurso para a Magistratura Mineira. Ele conta: “Fico feliz em saber que de alguma forma estou contribuindo para o sucesso profissional desses alunos, por meio de momentos como esses, em que posso contar minha trajetória e dizer que é possível para todos. Basta persistir”.

Na noite de 25 de fevereiro, Dr. Giordano Bruno Soares discorreu sobre carreiras, vocação e mercado de trabalho. Apontou métodos para a rotina de estudos e a amplitude de oportunidades para carreira jurídica. Ele publicou um livro para auxiliar os discentes nesse período de preparação, intitulado “Guia Incompleto, Desatualizado e Provisório para Estudantes Universitários”.

Em 26 de fevereiro, o Dr. Neylor Souza Aarão palestrou sobre “Os Desafios dos Municípios Mineradores em Relação às Barragens”. Ele apresentou um documentário sobre o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana – MG e apontou as que as insistentes falhas humanas relativas à fiscalização resultaram nos crimes ambientais ocorridos durante os últimos três anos, afirmando a necessidade de utilização dos nossos recursos naturais de maneira sustentável. Com foco no risco a que outras localidades estão expostas pela falta de mensuração de danos materiais por parte das empresas, Dr. Neylor aponta: “É importante que cada um encontre seu papel de responsabilidade na construção do futuro comum que queremos. Como estamos em Minas Gerais, não pode ser diferente. Temos que discutir, de fato, qual é a mineração queremos e como conciliá-la com princípios da sustentabilidade”.

O aluno do 9° BN, Tharley Flaviano Rodrigues destaca a importância de atividades como a Aula Magna: “Esse método de aprendizagem contribui para a formação de cada aluno, pois é algo que vai além do conhecimento adquirido em sala de aula e nos desperta o senso crítico”.

A discente Elisângela Martins Barreto (9AN) aponta que “Essa iniciativa não só contribui para nossa formação enquanto graduandos de Direito, mas como futuros profissionais. A palestra do Dr. Neylor, por exemplo, esclareceu dúvidas que eu tinha relacionadas ao tema e agora sei de que maneira devo cobrar das autoridades responsáveis para que crimes ambientais relacionados às barragens não se repitam”.

A FDCL sempre busca realizar atividades extracurriculares que contribuam para a formação dos graduandos e despertem uma visão ampla e consciente da sociedade.

 

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