FDCL – 50 ANOS MEMÓRIAS DE QUEM ACOMPANHOU DE PERTO SEU INÍCIO E PERMANECEM VIVAS NO CORAÇÃO

Publicado em 17 de abril de 2020

O ano de 1970 coleciona diversos momentos memoráveis: teve a conquista do TRI para a Seleção Brasileira na Copa do Mundo realizada no México; a TV em cores chegava ao Brasil; a ditadura militar começava a impor medidas mais rígidas (que aumentariam mais ainda quatro anos depois); e no mundo da música, por exemplo, a banda Beatles oficializava sua separação.

O ano de 1970 ainda inaugurava oficialmente a Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete que, após 50 anos formando milhares de profissionais renomados na carreira jurídica, coleciona momentos e histórias que marcaram a memória de todos que por lá passaram e puderam contribuir para o seu crescimento.

Dando sequência à série de entrevistas especiais “FDCL 50 anos”, quem relembra um pouco de sua trajetória é o Senhor Braz de Barros, hoje com 71 anos e já aposentado. Ele foi aluno da primeira turma formada em 1970 e tem um imenso orgulho de ter feito parte do início da história da FDCL e ter influenciado várias pessoas a realizarem a graduação na instituição. Acompanhe a entrevista.

FDCL – Em que ano o senhor iniciou seus estudos na Faculdade e porque escolheu fazer Direito?

Sr. Braz – Ingressei na primeira turma no ano de 1970 e me formei em 1973. Quando estava para ingressar em um curso superior, a princípio, queria fazer Educação Física, mas não havia este curso na cidade. Assim, por influência dos amigos, optei por prestar o vestibular da FDCL, passei e me encantei pela área. E olha que ironia: estes amigos que tanto me influenciaram acabaram desistindo do curso no meio do caminho e eu segui até o fim.

FDCL – Como era a Faculdade quando ingressou?

Sr. Braz – A Faculdade, desde o seu início, já era bem organizada e administrada. Entretanto, na minha época, a maioria dos professores não tinham um curso de Pós-Graduação ou Doutorado, mas eram muito dedicados e comprometidos a repassar seus conhecimentos para a frente. Eram pontuais, assíduos e sempre e solícitos, atendendo-nos e tirando nossas dúvidas fora dos horários de aulas, nos corredores ou onde quer que fosse.

E nos dias atuais acredito que suas mudanças foram significativas para melhor, muito melhor.  A FDCL é digna de aplausos!

FDCL – Pessoas próximas a você seguiram o curso de Direito na FDCL por influência sua?

Sr. Braz – Tive oportunidade de sugerir o curso de Direito e a FDCL para algumas pessoas. Inclusive, tenho dois filhos que seguiram a carreira do Direito e se formaram na Faculdade.

FDCL- Quais foram os momentos que mais marcaram o senhor durante a graduação?

Sr. Braz – Foram inúmeros os momentos que me marcaram durante a minha passagem pela FDCL. Destaco a amizade duradoura que se concretizou entre nós, a ponto de, até hoje, 45 anos após nossa formatura, nos reunirmos todos os anos. É uma alegria contagiante rever os colegas.

Outra marca é o nome com que nos identificamos: TURMA PIONEIRA. E fico muito feliz em ver o sucesso profissional alcançado por muitos colegas.

FDCL – Para finalizar, descreva a FDCL em uma frase e quais são as suas considerações sobre os 50 anos da instituição.

Sr. Braz – “Marco importantíssimo no ensino superior em Conselheiro Lafaiete e região”. São cinquenta anos de conquistas e vitórias. Marca digna de grande comemoração.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar

Acesso Acadêmico

Tamanho texto
Contraste