(31) 3769-1919

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão de representação acadêmica e integrante do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) e tem como missão principal promover a Avaliação Institucional, com vistas a possibilitar a construção de estratégias para melhorar a Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL).

A CPA promove a Avaliação Institucional que representa um processo de controle e acompanhamento das atividades desenvolvidas na FDCL.  A abordagem utilizada é construtiva e dialógica e envolve todos os segmentos que compõem a comunidade acadêmica de Conselheiro Lafaiete e região.

Atualmente a CPA da FDCL é composta pelos seguintes membros:

→ Prof. Leonardo Alves Lamounier Coordenador

→ Profa. Lidiane dos Reis Maurício – Representante do Corpo Docente

→ Prof. Vinícius Biagioni Rezende – Representante do Corpo Docente

→ Jean Carlos Barbosa Metz Rocha – Representante do Corpo Técnico-administrativo

→ Mário Fernandes de Oliveira Júnior – Representante do Corpo Discente

→ Samuela Santana Cordeiro de Matos – Representante da Sociedade Civil

A Comissão tem por princípio a melhoria contínua dos processos acadêmicos visando contribuir para o crescimento e/ou consolidação da FDCL.

As dimensões consideradas pela Avaliação Institucional foram estabelecidas pela Lei 10.861/04, art. 3º, que instituiu o SINAES. São elas:

a) A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional.

b) A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades.

c) A responsabilidade social da Instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;

d) A comunicação com a sociedade;

e) As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho.

f) Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;

g) Infraestrutura física, especialmente a de ensino e pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;

h) Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;

i) Políticas de atendimento a estudantes e egressos;

j) Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

O processo avaliativo que a CPA propõe quer ampliar o diálogo entre os atores próprios da FDCL e dela com a sociedade, produzindo subsídios para o aprimoramento do ensino, para melhor qualificar e intensificar a pesquisa e a extensão, agilizar e racionalizar a gestão, bem como torná-la cada vez mais sintonizada com as necessidades da prática acadêmica.

Participe!

Prof. Dr. Leonardo Alves Lamounier

(Coordenador da Comissão Própria de Avaliação)


Relatórios de Avaliações:


2009-2010

2010-2011

2011-2012

2012-2013

2013-2014

2014-2015

2016-2017

2017-2018

2018-2019

2018-2019-2020

Acesso Acadêmico

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