FDCL 50 ANOS – ETERNA GRATIDÃO

Publicado em 04 de dezembro de 2020

Em 2020, a Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, FDCL, comemorou suas bodas de ouro. Um marco na cidade e referência de um ensino ético e exemplar que marcou e ainda marca várias gerações. Muitos profissionais da área do Direito de Minas Gerais e também do país tiveram o privilégio de se graduar na FDCL e carregam as lembranças e os aprendizados adquiridos com muito carinho na memória, como é o caso da Tabeliã Karyne de Oliveira Nascimento. Ela se formou em 1996 e, atualmente, exerce o cargo em um cartório na cidade de Pedro Leopoldo. Ela recorda os momentos e oportunidades inesquecíveis vivenciadas na Instituição. Confira a entrevista a seguir.

FDCL – Quando ingressou na faculdade e porque escolheu a FDCL?

Karyne – Ingressei em 1993, formando em 1996. Escolhi a FDCL porque era a faculdade da minha cidade. Financeiramente, naquele momento, precisava otimizar gastos familiares e qualquer busca de curso fora, ainda que procurasse uma Federal, oneraria minha família com local para ficar, alimentação, transporte etc. e, tendo em vista uma das minhas opções ser Direito e, levando em conta que esse curso estava disponível na minha cidade, era lá que eu iria fazer.

FDCL – Como era a faculdade quando ingressou?

Karyne – A faculdade estava num momento de transição. Meu curso ainda foi de 4 anos, mas, logo em seguida, passou a ser de 5 anos. Funcionava no prédio próximo à Igreja Matriz e contava com 3 andares de salas. As salas eram amplas e arejadas. Minha turma era bem diversificada; boa parte dos alunos já tinha um curso superior e estava em busca de um segundo curso de formação. Médicos, engenheiros, etc.  Era, portanto, uma turma diversificada em experiência de vida e bagagem, o que enriqueceu as aulas com perguntas pertinentes às suas vivências aos professores. Isso pôde nos trazer uma visão mais concreta do direito, ainda no início do curso.

Depois de formada, não tive a oportunidade de voltar à Faculdade.

FDCL – Quais foram os momentos/histórias que mais te marcaram durante o curso?

Karyne – O que me marcou muito também foi a chegada do professor José Leão, ministrando aulas de Direito Constitucional. Amava as aulas e a didática dele realmente me incentivava a buscar mais conhecimentos. Foi um professor que muito me inspirou. Outro acontecimento no decorrer do curso foi o estágio que pude fazer no Ministério Público com a autorização do Dr. Joaquim, um dos promotores que estava, à época, prestando seus serviços no fórum local. Foi muito engrandecedor para mim esse estágio. Aprendi muito com ele e com as assistentes dele, Petronília e Fátima.

FDCL – Você seguiu os estudos na FDCL ou na área jurídica depois que concluiu a graduação?

Karyne – Após me formar, tive a oportunidade de fazer já em Belo Horizonte, cursinhos com o foco em concursos públicos. Por causa do meu trabalho na promotoria, acabei me interessando fazer, num primeiro momento, cursinhos direcionados para a promotoria.  Um ano após formada, ingressei na Justiça do Trabalho por meio de concurso e exerci minha função na cidade de Congonhas. Acabei dando outro direcionamento por influência do meu namorado Fernando, hoje esposo, e comecei a estudar para concursos para os serviços extrajudiciais.

FDCL – Pessoas próximas a você seguiram a graduação na FDCL por sua influência? 

Karyne – Várias pessoas conhecidas, como tias, prima, etc. seguiram esse caminho na Faculdade de Direito de Lafaiete também.

FDCL – Defina a FDCL para você, em uma frase.

Karyne – A FDCL foi fundamental para o caminho que escolhi trilhar, faz parte da minha vida, da minha história e me permitiu muitas possibilidades, experiências, e escolhas e, por isso, sou muito grata à instituição que escolhi.

FDCL – Para finalizar quais são suas considerações sobre os 50 anos da instituição?

Karyne – Só posso deixar à FDCL minha gratidão pelo caminho oferecido, e desejar muito sucesso nesse novo ciclo que se inicia e que se mostra tão desafiador para a educação, com ferramentas novas, e exigência de uma visão disruptiva e inovadora, para continuar levando a tantas pessoas experiência e conhecimento necessários para que elas conquistem seus sonhos e abracem, com amor, essa atividade dos profissionais do direito, cada um em uma esfera diferente, com possibilidades tão amplas. Nesse novo ciclo e nesse novo mundo que tem se apresentado a nós, que a FDCL possa trazer mais do que o direito literalmente considerado, mas a sensibilidade de trazer para o Brasil, quiçá para o mundo, um olhar diferente e também inovador desses profissionais para as questões da justiça, do restabelecer/respeitar as relações e pacificar conflitos. Assim, penso que estará gerando ainda mais valor ao que entrega à sociedade. Mais uma vez, meu muito obrigada!

Compartilhar

Acesso Acadêmico

Tamanho texto
Contraste