FDCL 50 ANOS – MUDANÇAS DE VIDA QUE INSPIRARAM TODA A FAMÍLIA

Publicado em 18 de setembro de 2020

A Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, ao longo dos seus 50 anos de história, tornou-se um grande marco de ensino para toda a cidade e formou centenas de famílias, como é o caso do ex-aluno e ex-professor da Instituição, Dr. Carlos Alberto Salim de Resende Camargos, que, após anos se dedicando ao magistério, prestou vestibular para a FDCL, formou, retornou como professor (até o ano de 2018) e teve a oportunidade de entregar os diplomas de graduação aos seus filhos.

Hoje, com um imenso orgulho de ser FDCL, ele deu uma entrevista muito emocionante sobre suas duas fases de vida junto à Faculdade.

FDCL – Como conheceu a Instituição?

Dr. Carlos Salim – Confesso que não tinha nenhuma vocação para o Direito. Sempre tive forte atração pelas ciências exatas, tanto assim que, ainda muito novo, já lecionava matemática no antigo Colégio Pio XII, desta cidade.

Em 1974, ao completar dez anos lecionando matemática, decidi por uma mudança radical: abandonei as ciências exatas e me inscrevi no vestibular da FDCL. Fui aprovado e me formei em 1977. Logo nas primeiras aulas, pude ver e sentir a competência e a seriedade dos corpos diretivo, administrativo e docente. Tive, então, a certeza de que não pratiquei uma aventura.

À vista disso, me dediquei com todas as forças aos estudos e, ao término do curso, com muita felicidade e orgulho, recebi do então Diretor, hoje Ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Dr. Paulo Medina, como prêmio à minha dedicação, uma rica coleção de Processo Penal, que guardo como um troféu.

FDCL – Além de aluno, o senhor também foi professor da faculdade. Como surgiu esta oportunidade?

Dr. Carlos Salim – No princípio de 1993, recebi o honroso convite do Professor Sebastião Trogo, Diretor à época, para lecionar a Parte Geral do Direito Civil. Nos 25 anos seguintes, vale dizer, até junho de 2018, lecionei também Direito das Obrigações e Direito das Coisas.

Foi com muita honra que aceitei o convite para integrar o seleto corpo docente da FDCL. Ao meu sentir, a FDCL é uma instituição modelo no ensino do Direito e que enobrece todo aquele que dela participa.

FDCL – Além de professor, o senhor também exerceu outros cargos ou coordenou outras atividades na FDCL?

Dr. Carlos Salim – Exerci na FDCL, de par com o magistério, várias outras atividades, como, por exemplo, coordenação de exames vestibulares, examinador em bancas de monografia, titular da Secretaria-Geral por dois períodos e membro do CADE (Conselho de Administração e Ensino).

FDCL – Como foi sua relação de professor com os alunos?

Dr. Carlos Salim – Das salas de aulas só tenho gratas lembranças. Recebi homenagens de todas as turmas de formandos, sem exceção.

FDCL – E com os colegas de trabalho?

Dr. Carlos Salim – Na FDCL vivi em harmonia e fraternidade com todos. Vivi em paz e concórdia com os colegas, na consideração e respeito com os superiores; vivi, enfim, sem atritos nem conflitos.

FDCL – Quais os momentos/histórias mais te marcaram dentro da FDCL (tanto graduação quanto como docente)?

Dr. Carlos Salim – A FDCL sempre foi palco de momentos inesquecíveis. Apenas como exemplos, cito a reforma do prédio da Praça Barão de Queluz, a inauguração das novas instalações na Rua Lopes Franco, em 2004, e a realização do “I Congresso Brasileiro de Direito –COBRAD”, de 08 a 12/05/2006, que contou com a presença de inúmeros juristas do País, com destaques para os Ministros Eros Grau, do STF, e Paulo Medina, do STJ.

Não posso deixar passar em branco a revelação da minha emoção, ao entregar à minha filha Flávia e ao meu filho Paulo Emílio, os certificados de conclusão do curso de bacharel em direito. Estreitando ainda mais os meus laços afetivos com a FDCL, tenho a alegria e a imensa satisfação de ver a minha outra filha, Cláudia, integrando o seu corpo docente, lecionando as disciplinas de Psicologia Jurídica e Criminologia.

FDCL – Além dos seus filhos, outras pessoas também ingressaram na FDCL por influência ou indicação sua?

Dr. Carlos Salim – Sou, efetivamente, um grande propagandista da FDCL. Foram inúmeras as pessoas que por minhas sugestões frequentaram a FDCL. A exemplo meus filhos e também o meu grande amigo e irmão de fé, Jair Dias da Silva Filho, membro da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete.

FDCL – Para finalizar, defina a Faculdade para você em uma frase. E quais são suas considerações acerca dos 50 anos da FDCL?

Dr. Carlos Salim – Idealizamos para a nossa austera FDCL, de patrióticas e tão nobres tradições, grandes comemorações para o seu jubileu de ouro, mas o sinistro Coronavírus jogou uma pá de cal nos nossos sonhos de homenageá-la com o fausto que ela merece.

“FDCL, cinquenta anos cultivando o ensino do direito e a prática da justiça”.

Compartilhar

Acesso Acadêmico

Tamanho texto
Contraste