FDCL 50 ANOS – DE ALUNO A PROFESSOR E O ORGULHO DO CAMINHO ESCOLHIDO!

Publicado em 18 de maio de 2020

Em 2020, mais precisamente agora no mês de maio, a Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete comemora 50 anos. Cinco décadas de história e repassando a centenas de pessoas um ensino de qualidade e exemplar na área do Direito. Muitos ex-alunos optaram por seguir a docência e tiveram a oportunidade de retornar à querida FDCL, com a missão encantadora de formar novos profissionais. Neste especial 50 anos, quem conta um pouco mais da sua história com a Faculdade é o Professor Sérgio Milagre, hoje com 29 anos. Ele é um ex-aluno que escolheu lecionar na FDCL.

FDCL – Como conheceu a Faculdade e porque escolheu ser professor lá?

Professor Sérgio – Sempre ouvi falar muito bem da FDCL. Além de amplamente conhecida na cidade, tenho muitos familiares que se formaram lá. Quando ainda era aluno da graduação, via nos professores da Instituição os exemplos que queria ser no futuro: um deles era a docência. Hoje, com dois anos de casa, sinto-me realizado em poder ajudar na concretização de sonhos de outras pessoas, assim como a FDCL ajudou nos meus.

FDCL – Quais foram os momentos que mais te marcaram na Faculdade, seja como professor ou aluno?

Professor Sérgio – Lembro-me da minha colação de grau. Durante a cerimônia, o Professor e Diretor Cirley José Henriques, próximo ao final, tomou o microfone para proferir as palavras de encerramento e disse que a FDCL sempre estaria de portas abertas para receber aqueles recém-formados. Revelou, ainda, que aquele momento não seria um “adeus”, mas sim um “até breve”. Olhando nos nossos olhos, confessava que, tal como ocorreu com ele, que é ex-aluno, a FDCL estaria de portas abertas para nos receber novamente, só que dessa vez como “professores”. Hoje estou lecionando na FDCL, companheiro de profissão de tantos outros mestres que tive.

FDCL – Para o cinquentenário da Faculdade de Direito, você se dedicou a realizar pesquisas sobre a história da Instituição. Porque? E o que mais te impressionou na pesquisa?

Professor Sérgio – A história da FDCL é fascinante e sempre tive um grande interesse por ela! Durante as pesquisas, uma das coisas que mais chamou atenção foi a reconstituição das imagens antigas da Instituição. É incrível perceber como a estrutura física mudou. A construção da nova sede e suas adaptações ao longo dos anos refletem não só a grandeza e representatividade da FDCL na região, mas principalmente sua capacidade em se adequar às novas demandas, mantendo a excelência no ensino jurídico. É a renovação aliada à tradição.

FDCL – Além de lecionar, você participa de outros projetos da própria Faculdade?

Professor Sérgio – Leciono as disciplinas de Introdução ao Estudo do Direito e Direito Internacional. Além disso, coordeno um Grupo de Estudos sobre História, Literatura e Direitos Humanos. Entre os vários temas abordados, destaco a pesquisa sobre a vida do Patrono Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira, ilustre personalidade que dá nome à nossa Cidade e Instituição.

FDCL – E como é a sua relação de professor com os alunos e com os colegas de trabalho?

Professor Sérgio – Mais do que professores, tinha ao meu lado grandes amigos. Sinto-me honrado em poder sentar ao lado deles hoje. É por isso que tento reproduzir esse amparo com os novos alunos, fazendo com que eles se sintam seguros com a Instituição que escolheram.

FDCL – Para finalizar, defina a FDCL para você em uma frase!

Professor Sérgio – Orgulho, muito orgulho de ser FDCL!

 

Compartilhar

Acesso Acadêmico

Tamanho texto
Contraste