A autoavaliação institucional (interna) da FDCL é realizada pela COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA), em atendimento ao que preceitua a Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
A CPA tem como missão principal promover a Avaliação Institucional, com vistas a possibilitar a construção de estratégias para melhorar a Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL), constituindo-se em órgão colegiado permanente de coordenação do processo de autoavaliação institucional.
Na FDCL a CPA age de maneira autônoma e garante a participação igualitária de todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil, na busca pela descentralização da tomada de decisões, bem como da consciência social para a oferta de uma educação jurídica diferenciada e de qualidade.
Após a apresentação dos relatórios da CPA, os demais órgão da FDCL (v.g. NDE, CONSEPE, Coordenação e Direção) reúnem-se para debater os resultados apontados e, mais do que isso, propor estratégias de melhorias para o aprimoramento contínuo do planejamento do curso. É desse modo que a instituição se apropria dos resultados, implementando-os de modo efetivo na vida acadêmica e na gestão do curso.
Tratando-se de órgão de natureza consultiva e deliberativa, é a CPA que assessora a Instituição na tomada de suas decisões estratégicas, bem como analisa e avalia o desempenho das diversas atividades desenvolvidas, procurando contribuir para a melhoria dos processos de gestão e para o cumprimento dos objetivos institucionais.
A abordagem utilizada pela CPA é construtiva e dialógica e envolve todos os segmentos que compõem a comunidade acadêmica de Conselheiro Lafaiete e região. Atualmente, a CPA é composta pelos seguintes integrantes:
→ Prof. Leonardo Alves Lamounier – Coordenador
→ Prof.ª Julieth Laís do Carmo Matosinhos Resende – Representante do Corpo Docente
→ Prof.ª Lidiane Maurício dos Reis – Representante do Corpo Docente
→ João Paulo do Carmo Matosinhos – Representante do Corpo Técnico-administrativo
→ Laura Denise Oliveira – Representante do Corpo Discente
→ Antônio Francisco Ferreira – Representante da Sociedade Civil
Considerando-se que os procedimentos de autoavaliação reduzem riscos, previnem danos e antecipam situações futuras, a CPA elabora relatórios baseados em uma metodologia quanti-qualitativa, divulgando-os amplamente para a sociedade.
O processo avaliativo que a CPA propõe quer ampliar o diálogo entre os atores próprios da FDCL e dela com a sociedade, produzindo subsídios para o aprimoramento do ensino, para melhor qualificar e intensificar a pesquisa e a extensão, agilizar e racionalizar a gestão, bem como torná-la cada vez mais sintonizada com as necessidades da prática acadêmica.
Participe!
Prof. Dr. Leonardo Alves Lamounier
(Coordenador da Comissão Própria de Avaliação)
→ 2021
→ 2022