(31) 3769-1919

Conhecimento e aprendizado movimentam Semana Acadêmica da FDCL 2019

Publicado em 06 de novembro de 2019

A Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete realizou entre os dias 28 de outubro a 1° de novembro, sua Semana Acadêmica, em que toda comunidade pode participar de diferentes atividades extracurriculares que proporcionam a troca de conhecimento e aprendizado em torno de áreas relacionadas ao Direito. Júri Simulado, Workshop, Palestras, Atividades artísticas e muito mais fizeram parte desse evento.
A abertura do evento deu início com o X Workshop. Alunos, ex-alunos, convidados e demais interessados tiveram a oportunidade de se inscrever e apresentar temáticas de trabalhos desenvolvidos e relacionados com diversas áreas.
Foram realizados três Júris Simulados, sendo um no turno da manhã e dois no turno da noite. Os Júris Simulados mostraram ao público a representação de julgamentos de crimes reais, com a presença de todos os profissionais envolvidos, sendo realizado pelos alunos dos décimos períodos AM, AN e BN, com a orientação dos Professores de Laboratório Penal, Dr. José Aluísio Neves da Silva e Líliam A. Caldeira de Oliveira.
No X Workshop, diversos palestrantes circularam pelas salas de aula compartilhando o conhecimento com os alunos: Bruna Rabelo, Izamara Lima e Matheus Augusto, acompanhados pela Professora Lidiane, apresentaram o projeto ECA nas Escolas; Dr. Fabino Carvalho – Empreendedorismo, Dra. Damires Rinarlly – Desconstruindo o patriarcado e construindo a equidade de gênero, Dra Natália Brandão Lacerda – Lei geral de proteção de dados; Professores Roberto Brandão Araújo e Wesley Roberto de Paula – A nova lei de abuso de autoridade e Justiça 4.0: os desafios do admirável mundo novo; Dra. Zilda Helena dos Santos Vieira – Controle Social; Dr. Roney Alexandre de Almeida Neto – Advocacia criminal; Professor Waidd Francis – Carreiras jurídicas; Dra Mayara Aparecida Oliveira de Souza e Dr. Aleksander – Direito Digital; Professores Eduardo Lameu e Sérgio Milagre – Reflexões sobre aborto; Dr. Tiago Moura – Licitação; Dra Gláucia Menezes – Trabalho e Autoestima, Dr. Marcos Donald Gonçalves Villegas – Procon; Dra Letícia Souza Santos – Mediação e Conciliação; Dra. Mayra Brandão – Coaching e Professora Lidiane Reis – Diálogos entre Brasil e Chile na busca pela efetivação do sistema acusatório; Dra. Dayana Cristhina Viana da Silva e Felipe Brandão – Normas infraconstitucionais; Dra. Talitta Dutra Fernandes Maia – Sistema prisional e a aplicação da Lei de Execução Penal – LEP; Dra Ane Caroline Alves Vieira – As novas gerações/dimensões de Direitos Humanos; Dr. Silvio Lopes – Teoria x Prática no Tribunal do Júri; Dr. Célio José e Felipe Brandão – Normas infraconstitucionais; Dr. Bráulio de Almeida Pereira Paiva – Lei de liberdade econômica; Dra. Jéssica Jardim – Tópicos da reforma trabalhista.
A comunidade acadêmica também recebeu os palestrantes Dr. João Marcos de Almeida, Delegado Regional de Polícia Civil de Minas Gerais, Dra. Elenita Márcia Pyramo Ferreira, também Delegada de Polícia de Minas Gerais, o Tenente Coronel PM Fabiano Rocha dos Santos – Comandante do 31º BPM, e o deputado estadual em Minas Gerais, Guilherme da Cunha.
Os alunos ainda tiveram a oportunidade de participar de um curso sobre o funcionamento do Juizado Especial oferecido pelo Dr. Daniel de Oliveira Souza.
A Semana Acadêmica foi encerrada de forma descontraída, com apresentação artística pelos Professores Fernando Barros e Eduardo Lameu, e dos artistas Emmanuel e Marcelo Mellado. A aluna Clarrisa Fraga e o aluno Luiz Fillipe de Morais Rocha tiveram uma participação muito especial.

Compartilhar

Acesso Acadêmico