Publicado em 02 de outubro de 2017
Tags: Caminhos de Conselheiro Lafayette
Com o tema “Memória e Cidadania – o passado é um presente”, concurso contou com participação de alunos e da comunidade lafaietense e integra a programação de aniversário de 227 anos de Conselheiro Lafaiete
Há várias maneiras de se fazer um resgate, contudo a mais comum é aquela que se faz mesmo com as mãos. E esta maneira aplica-se também (e como!) ao resgate histórico. Com ênfase nesta percepção a Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete – FDCL e a Liga Ecológica Santa Matilde – LESMA propuseram o Concurso Artístico-Literário “Memória e Cidadania – o passado é um presente” que envolveu alunos das redes municipal, estadual e superior de Ensino de Conselheiro Lafaiete, além de abrir espaço para a participação da comunidade dando chance para que cidadãos e cidadãs lafaietenses contribuíssem com o resgate histórico e memorialístico através da produção de poemas, textos e desenhos.
O concurso contou com expressiva adesão colhendo muitos trabalhos onde crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos – ao trazerem para as mãos sua criatividade, sensibilidade, inteligência e memória – escreveram, pintaram e desenharam capítulos de nossa história local. O material apresentado resgata lendas, causos, personagens folclóricos, memória de bairros, localidades rurais e instituições, além de oferecer luz a fatos históricos e à própria vida social de Conselheiro Lafaiete ao longo desses três séculos desde a chegada da primeira Bandeira ao longínquo Campo Alegre dos Carijós.
Premiação
No dia 12 de setembro ocorreu a seleção dos trabalhos que serão premiados no dia 10 de outubro durante a programação da Semana Acadêmica realizada pela FDCL. A comissão julgadora foi composta pela historiadora, poetisa e professora Avelina Noronha; o escritor Luiz Gonzaga Milagres; a poetisa e professora Carmem Lizette (todos com obras publicadas) e pelo artista plástico Wanderlei Mendes, que tem um trabalho conhecido e reconhecido em nossa cidade e região. Completaram a equipe técnica do Concurso Waidd Francis, Renata Lara, Osmir Camilo, Wagner Vieira, Letícia Forte, Mateus Ferreira e apoio do jovem poeta Washington Batista.
Serão premiados 10 trabalhos de cada categoria com outorga de medalha e a publicação dos textos e desenhos selecionados na “Revista eletrônica da FDCL: Caminhos de Conselheiro Lafaiete” e na Plataforma Digital do Programa Caminhos de Conselheiro Lafayette.
A realização do concurso contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e da Superintendência de Ensino de Conselheiro Lafaiete. Nossos agradecimentos às escolas participantes, professores, servidores, alunos e a cada cidadão e cidadã lafaietenses que, ao colocar mãos à obra, ajudaram a resgatar um pouco de nossa história (oral e documental) e exaltaram nossa rica cultura.
Parabéns a todos que acreditam que juntos é melhor!