Caminhos de Conselheiro Lafayette: parceria que deu certo

Publicado em 23 de março de 2012

Uma parceria entre a Faculdade de Direito Conselheiro Lafaiete (FDCL), a Liga Ecológica Santa Matilde (Lesma) e a Secretária de Cultura tem possibilitado o resgate da história de um dos maiores juristas do país. Na terça-feira, dia 20, deu-se início o projeto Caminhos de Conselheiro Lafayette, com a abertura da exposição “Memorial ao Conselheiro Lafayette.

De acordo com a coordenadora do setor de patrimônio histórico e cultural, Mauricéia Ferreira Maia, o projeto tem vários objetivos: “O principal deles é que a população conheça mais sobre o patrono, o Conselheiro Lafayette. Ele foi um grande advogado, um grande jurista, político, bacharel em direito, foi senador do império, foi ministro do conselho e também foi juiz no tribunal internacional. Em todas as atividades que exerceu ele foi reconhecido pelo seu brilhantismo”.

Sobre a parceria que possibilitou o projeto, Mauricéia afirma que as três entidades sempre perceberam a necessidade de falar sobre conselheiro Lafayette, de trazer a população informações que ainda não aconteceram: “Em algumas reuniões ficou decido que faríamos um trabalho conjunto, unindo forças e procurando sanar a falta de informação que a população ainda tem”.

Já o coordenador do projeto pelo grupo Lesma, Osmir Camilo Gomes, contou como ele surgiu: “Esse resgate vem desde o historiador Allex Milagre, que lançou um livro sobre Conselheiro Lafayette, mas com a morte de Allex, a idéia ficou enfraquecida. Então a FDCL nos procurou e fizemos uma convergência dos projetos. Nosso trabalho não esta datado para terminar porque queremos produzir cartilhas e filmografia. A gente começou e vamos trilhar este caminho que é longo. Queremos fazer um projeto perene.”

Ex-aluno da Faculdade de Direito, o secretário de Cultura João Batista da Silva Neto, comemorou a parceria: “Fico feliz em ver que a faculdade está inserindo a matéria de um dos maiores juristas do nosso país”, afirmou.

O coordenador do Núcleo de Extensão e Pesquisa da FDCL, professor Waidd Francis de Oliveira, destacou a importância do projeto para nossa cidade: “Com este crescimento regional é momento para não esquecermos nossa identidade. O propósito é dar continuidade a tudo que foi feito até agora, e resgatar o que está perdido por aí em relação a Conselheiro Lafayette. Espero que possamos alcançar nossos objetivos”.

Programação do projeto

24 de março – Colóquio “Vida e obra do Conselheiro Lafayette”

Facilitadora: Mauricéia Ferreira Maia

Local: Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete – FDCL: rua Lopes Franco, 1001, bairro Carijós

Horário: 8h30

24 de março – Mutirão para a Conciliação

Local: Escola Municipal Luiz de Mello Vianna Sobrinho, avenida Santa Matilde, 885,

Bairro: Santa Matilde

Horário: 14h

27 de março – Inauguração da sede do projeto “Caminhos de Conselheiro Lafayette”

Local: Rua Comendador Lalão, 59, Centro (ao lado da Secretaria Municipal de Educação – Semed).

Horário: 19h

27 de março – Apresentação da primeira etapa do projeto “Caminhos de Conselheiro Lafayette” e entrega da Comenda “Historiador Allex Milagre”.

Facilitadora: Mauricéia Ferreira Maia

Local: Auditório da Semed, Praça Barão de Queluz, 11, Centro

Horário: 20h

31 de março – Encerramento da exposição do Memorial Conselheiro Lafayette

Local: Museu e Arquivo Antônio Perdigão: Praça Tiradentes, 19, Centro

Horário: 19h30

Compartilhar

Acesso Acadêmico

Tamanho texto
Contraste