Publicado em 05 de junho de 2015
Tags: OAB
Uma parceria entre a Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) está possibilitando levar o conhecimento jurídico para a população. O projeto Direito na Comunidade tem por objetivo oferecer palestras educativas sobre os diversos direitos que permeiam a sociedade, além de fomentar o debate para a ampliação do conhecimento de direitos conquistados. Para o diretor-geral, professor Hamilton Junqueira, esse trabalho leva informação clara e objetiva em uma linguagem simples e acessível para a população.
A primeira palestra do projeto, realizada na quinta-feira, dia 21, foi sobre Direitos Humanos. Quem ministrou foi o professor da FDCL José César Oliveira, que destacou os pontos principais: “Falamos sobre as normas comportamentais que regem a nossa convivência em sociedade, que são religiosas, sociais, morais e jurídicas, dando ênfase para essa última por elas seres heterônomas, ou seja, obrigatórias, que nos induz a convivência mais harmoniosa com nosso próximo. Abordamos também a necessidade de aprender sobre o direito, sobre as leis”.
Para José César, discutir esse tema nos faz praticar a cidadania e sermos éticos: “E assim nós faremos, construindo uma sociedade mais justa, mais harmoniosa. Falamos também sobre a reclamação, que é geral de que ocorre um caos social, mas a sociedade somos nós, então cada um de nós se encontra em um caos interno. Depende de nós estabelecermos parâmetros, limites, no nosso comportamento, para com o nosso semelhante, para com nós mesmos, para que esse caos diminua”.
O professor também destacou a participação do público: “O debate promovido fomenta as discussões sobre o tema. Conseguimos detectar nessas participações a fragilidade que existe em todos os setores sociais, diante deste sistema já estabelecido e que está enraizado de uma cultura ainda um pouco retardatária em relação à cultura de alguns países. Nós somos uma sociedade em construção e as pessoas ao detectar os próprios problemas de vida e de convivência nos mostra qual o melhor caminho a se tomar, qual a melhor medida, para resolver esses conflitos com nós mesmos e com os outros”.
José César também parabenizou o projeto: “A parceria da FDCL com a OAB é fantástica. Esse projeto é uma coisa tão enriquecedora para todos nós, porque a gente colhe os bons frutos. É muito bom ver o direito contribuindo para o fortalecimento da convivência do ser humano. Agradeço muito a OAB e a FDCL pela oportunidade que me deram de dar essa palestra. Saio daqui com a consciência tranquila, com a mente serena de dever cumprido”.