Pesquisadoras aprimoram conhecimento em programa da Gerdau

Publicado em 08 de setembro de 2015

As acadêmicas e pesquisadoras do projeto “Viva Nascente”, da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL), Nayara Gonçalves Leijoto e Ariel Romualdo Vasconcelos, tiveram a oportunidade de conhecer de perto o programa de educação ambiental Gerdau Germinar. O projeto está presente em Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e distritos de Ouro Preto, há 21 anos. O diretor-geral, professor Hamilton Junqueira, parabenizou as jovens por representar a FDCL: “Só temos a agradecer a essas estudantes por levarem o nome da nossa faculdade ao 4º Prêmio Gerdau Germinar. Também estão de parabéns pelo trabalho que vêm realizando com nosso projeto de extensão”, disse.

Para Nayara Leijoto, a participação no prêmio Gerdau foi gratificante: “Participar do projeto Germinar floresceu nosso campo de visão para melhorias na própria Faculdade. O melhor aprendizado é o conhecimento e este é o maior acréscimo em nossas vidas. É importante você mencionar que não ganhamos o prêmio, mas que o fato de termos participado nos ajudou a ter mais ideias”, considera.

Nayara também afirma que o projeto Viva Nascente é uma oportunidade de estudar e ampliar o conhecimento: “Tentamos estabelecer metas sucessivas para que cada realização tenha o fim almejado. Cada um faz da oportunidade uma fonte de romper seus limites e o nosso objetivo é a inovação concomitante com a eficácia. Esse projeto é de suma relevância. A participação de um projeto possibilita melhorias para todos. A FDCL nos incentiva a desenvolver projetos, continuamente, para que cada um possa crescer em sua vida profissional”, pontua.

Viva Nascente

O “Viva Nascente” tem por objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da preservação das nascentes, dentre outras questões ambientais, como a destinação correta do lixo: “O projeto já levou centenas de alunos da FDCL e das redes estadual, municipal e particular para conhecer a nascente do rio Bananeira, em Buarque de Macedo. Durante a visita técnica, os alunos caminham pela comunidade até chegar na nascente, onde tem explicações de sua importância e de como preservá-la”, explicou o diretor de Ensino Extensão e Pesquisa, professor Waidd Francis. As escolas interessadas em participar do projeto devem entrar em contato com o NEP, pelos telefones 3769-1919 ou 8634-1240, ou pelo endereço eletrônico nepfdcl@gmail.com.

Sobre o Germinar

O Projeto Germinar foi criado com a finalidade de atender as diretrizes da Política Ambiental da Empresa e a crescente demanda da rede escolar da região de influência da Usina. Desde a sua criação, o Biocentro já recebeu mais de 250 mil visitantes em seus mais diversos programas. Inspirado no trinômio educação, ambiente e cidadania, o Germinar capacita jovens e adultos por meio de programas educativos que atuam na formação de cidadãos com conhecimento para atuarem de forma participativa e responsável em relação ao meio ambiente.
O projeto dispõe de um centro de educação ambiental com 48 hectares de áreas preservadas e estrutura adequada para atendimento aos visitantes. Conta ainda com a Praça dos Biomas, na qual os visitantes podem conhecer de perto a representação de alguns dos mais importantes ecossistemas brasileiros.

Compartilhar

Acesso Acadêmico

Tamanho texto
Contraste