Publicado em 08 de setembro de 2015
Tags: Viva Nascente
Em um trabalho interdisciplinar, o vídeo produzido dentro do projeto “Viva nascente” está sendo utilizado nas palestras do “Direito nas Escolas”. Intitulado “Mudanças para melhorar o Meio Ambiente”, o vídeo foi criado pela aluna pesquisadora Nayara Gonçalves Leijôto com a colaboração de Natália Gonçalves Leijôto, Daniel Gonçalves Leijôto e Saymon Henrique Batista. A obra tem duração de 14 minutos e 40 segundo e traz 10 dicas de como cada um de nós, mudando alguns hábitos, pode contribuir para o meio ambiente.
Para o diretor-geral, professor Hamilton Junqueira, a integração dos projetos contribui ainda mais para o aprendizado dos jovens: “É muito interessante poder utilizar o trabalho produzido por um aluno para difundir uma ideia tão boa, como é a de preservação ambiental. Só tenho a parabenizar a todos”.
A professora Tatiane Albuquerque de Oliveira Ferreira é quem utiliza o vídeo em suas palestras e ela explica que o principal objetivo é desenvolver uma consciência ambiental: “Procuro mostrar para os alunos que pequenas ações podem fazer uma diferença significativa, e que não devemos esperar que os outros tomem a atitude inicial. É preciso compreender que não basta conhecer nossos direitos, se não tivermos a plena consciência dos nossos deveres”.
Na opinião da professora, o tema é de extrema importância, não apenas para os jovens, mas para as pessoas em geral: “O cuidado com o meio ambiente tem sido um tema recorrente em nosso dia a dia, porque está intimamente ligado ao nosso bem-estar. É preciso que tenhamos atitudes de cuidado e respeito e a intenção da palestra é que os jovens adotem certos comportamentos como ter hábitos mais saudáveis, fazer economia de água e energia, tratar o lixo produzido de forma consciente, entre outros”.
O vídeo foi produzido pela aluna Nayara, com a ajuda de Natália, Daniel e Saymon
Ainda segundo Tatiane, o comportamento dos jovens durante a palestra é positivo: “Por ser uma palestra que aborda atitudes cotidianas, fica fácil a interação e participação. Muitos alunos ficam até mesmo assustados com certas atitudes que consideramos comuns (como jogar remédio vencido no lixo ou dispensar óleo usado na pia), surpreendendo-se com o grande impacto que elas causam. A expectativa é que esses jovens adotem hábitos melhores e que tenham atitudes positivas em favor do bem-estar”, explica.
O Projeto “Direito nas Escolas” é desenvolvido pela Faculdade de Direito e leva às escolas de ensino fundamental e médio professores da própria Faculdade, no intuito de aproximar estes alunos dos temas que são comuns ao longo do curso de Direito, porém, com uma abordagem fácil, dinâmica e relacionada aos assuntos que fazem parte do cotidiano de qualquer um de nós. Ele é voltado para atender às escolas de ensino médio e de ensino fundamental da rede pública e da rede privada. Qualquer escola pode entrar em contato com a FDCL para agendar o dia e horário.
O “Viva Nascente” tem por objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da preservação das nascentes, entre outras questões ambientais, como a destinação correta do lixo: “O projeto já levou centenas de alunos da FDCL e das redes estadual, municipal e particular para conhecer a nascente do rio Bananeiras, em Buarque de Macedo. Durante a visita técnica, os alunos caminham pela comunidade até chegar à nascente, onde têm explicações de como preservá-la”, explicou o diretor de Ensino Extensão e Pesquisa, professor Waidd Francis.