Aluna da FDCL produz vídeo sobre educação ambiental

Publicado em 06 de setembro de 2015

A aluna do 5º período e pesquisadora do projeto Viva Nascente, Nayara Gonçalves Leijôto produziu um vídeo intitulado “Mudanças para melhorar o meio ambiente”, que tem como objetivo a educação ambiental não só dos alunos da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL), mas também da comunidade em geral. O vídeo agora será utilizado também pelo projeto “Direito nas Escolas” por meio de palestras sobre o tema para os estudantes do ensino Fundamental e Médio de Lafaiete e região. O diretor-geral, professor Hamilton Junqueira, parabenizou a estudante e aos colaborares pelo emprenho e o resultado final.

De acordo com a pesquisadora, a idéia do vídeo surgiu a partir da vontade de fazer algo diferente dentro do projeto Viva Nascente: “Tudo começou após uma conversa, no último dia letivo de 2014, com o professor Waidd Francis Oliveira. A partir deste momento comecei a procurar uma maneira dinâmica e diferenciada para repassar informações básicas e essenciais do Direito Ambiental, rompendo a seriedade de leis e normas. Após assistir um vídeo com minha avó, de 80 anos, pensei no que poderia fazer de maneira simples e atrativa. Desde então, foram vários dias idealizando a eficácia e a concretização de um vídeo para melhor satisfação de todos”, contou Nayara.

A estudante afirma que o objetivo é disseminar conhecimento: “No vídeo, informamos dicas básicas para que as pessoas revejam suas atitudes diárias e criem o hábito de repassá-las a novas gerações. O vídeo foi criado para atender a todos, principalmente crianças”, explicou. Nayara também destaca que contou com a participação de colaboradores Daniel Gonçalves Leijôto (UFSJ), Saymon Henrique Batista (UFSJ) e Natália Gonçalves Leijôto (estudante).

Com a ajuda dos colaboradores, a produção do vídeo foi dividida em tarefas: “Desde o corte de madeira para suporte da câmera até recortar as palavras de cerca de 50 revistas. Não é uma elaboração impossível de ser realizada, mas demanda tempo e paciência. Foram semanas para elaborar não apenas o roteiro, mas como organizá-lo e o que exatamente passar. Apesar da simplicidade, o vídeo exigiu muita calma e, quando concluído, superou nossas expectativas”, comemorou a estudante.

Nayara agora aguarda a reação do público ao ver o vídeo: “Espero que os alunos gostem do trabalho, que, apesar de simbólico, retrata dicas que contribuirão para a melhoria de nossa cidade e das pessoas e que tanto eles como todos aqueles que verão o vídeo levem o conhecimento adiante. O resultado final para mim foi uma realização. E ainda me deu um grande aprendizado: aquilo que uma pessoa faz sozinha fica bom, mas aquilo que ela faz em conjunto fica ainda melhor”.

Colaboradores

Os colabores do vídeo também comemoram o resultado final: “Nós ficamos lisonjeados pelo convite da Nayara, representando a FDCL, no Projeto Viva Nascente. A participação neste vídeo contribuiu não apenas para nosso aprendizado, mas para darmos valor a cada uma das dicas, que estabelecemos como prioridade para a mudança social. A conscientização e conservação do Meio Ambiente são foco também preocupante para nós que estudamos engenharia, pois como todos os projetos que fazemos na UFSJ a finalidade é a diminuição do impacto ambiental e o avanço tecnológico. Ficamos surpresos pela consideração da FDCL em nos agregar ao trabalho e de nos juntar ao desenvolvimento desta ideia que trará benefícios a todos”, afirmaram Daniel Gonçalves Leijôto e Saymon Henrique Batista.

Natália Gonçalves Leijôto também contou que gostou muito de atuar na produção: “Adorei fazer este vídeo, após concluir o Ensino Médio tive a oportunidade de participar junto ao Projeto Viva Nascente como colaboradora de informações para todos. Aprendi muito e hoje me sinto feliz por fazer parte de um trabalho que ira favorecer crianças, adolescentes e adultos”.

Vídeo

O vídeo tem duração de 14 minutos e 40 segundo e traz 10 dicas de como você mudando alguns hábitos pode contribuir para o meio ambiente. Ele está disponível no fanpage da FDCL: www.facebook.com.br/faculdadefdcl.

Viva Nascente

O “Viva Nascente” tem por objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da preservação das nascentes, dentre outras questões ambientais, como a destinação correta do lixo: “O projeto já levou centenas de alunos da FDCL e das redes estadual, municipal e particular para conhecer a nascente do rio Bananeira, e Buarque de Macedo. Durante a visita técnica, os alunos caminham pela comunidade até chegar na nascente, onde tem explicações de como preservá-la”, explicou o diretor de Ensino Extensão e Pesquisa, professor Waidd Francis. As escolas interessadas em participar do projeto devem entrar em contato com o NEP, pelos telefones 3769-1919 ou 8634-1240, ou pelo endereço eletrônico nepfdcl@gmail.com.

Compartilhar

Acesso Acadêmico

Tamanho texto
Contraste