Segunda chamada da Aula Magna discute a descriminalização do aborto

Publicado em 14 de maio de 2018

Na noite do dia nove de maio, ocorreu a segunda chamada da Aula Magna no teatro da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete. O evento foi destinado aos alunos que não puderam comparecer à Aula Magna no início do semestre. A palestrante convidada foi Michele Rocha Côrtes Hazar, que discutiu o tema “A criminalização do aborto e o impacto nos direitos fundamentais das mulheres: um breve diagnóstico sob a perspectiva da dominação patriarcal”.

De acordo com Michele, “a importância de tratar a criminalização do aborto é trazer a norma que impõe essa referência no ordenamento jurídico, visando refletir essa questão junto aos alunos, para que desenvolvam um senso crítico sobre o assunto. Para mim, a criminalização do aborto é um reflexo da dominação patriarcal e da subalternização da mulher, que tem por consequência a dominação de seu corpo e de sua vida”.

A aluna Cleidiane Amorim, do segundo período, afirma ter gostado da palestra. “Apesar de não concordar com todas as ideias da Michele, achei a palestra bem intrigante e estimulante, principalmente para nós que somos mulheres. É um tema muito atual, que deixa a gente com vontade de pesquisar mais, buscar mais argumentos para se questionar sobre o assunto.”

Para a aluna Isadora Carvalho, do primeiro período, a discussão foi muito interessante, principalmente porque ela afirma ser adepta à descriminalização do aborto. “Esse assunto é muito importante, é uma questão de saúde pública, porque várias mulheres estão morrendo por conta disso. Precisamos mudar a cultura do Brasil , porque nos países em que houve a descriminalização do aborto, o número de mulheres que optaram pela prática caiu. Além disso, as mulheres que abortam, possuem acompanhamento médico e psicológico antes e depois”.

Compartilhar

Acesso Acadêmico

Tamanho texto
Contraste