Jovens aprendem sobre seus direitos e deveres em sociedade

Publicado em 16 de julho de 2018

No dia 29 de Junho, ocorreu o último encontro do semestre, relativo ao Projeto de Extensão FDCL nas Escolas. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para a formação e conscientização dos alunos dos ensinos fundamental e médio. Foram realizadas duas atividades que abordaram as temáticas do papel da mulher na sociedade e o dever do estado na garantia dos seus direitos, além de uma dinâmica promovida pelo Projeto ECA nas Escolas.

As escolas participantes foram a Escola Estadual Coronel Alcides Dutra, de Cristiano Otoni, Escola Estadual Domingos Bebiano e Escola Estadual Narciso de Queirós, ambas de Conselheiro Lafaiete. As turmas do ensino médio se mostraram empolgadas durante todo o evento. A aluna Maria Clara, do 2º Período, disse: “Hoje adquiri novos conhecimentos que vão contribuir para o meu futuro como advogada. Quero lutar por um país mais justo!”

A palestrante Lidiane Reis, Professora da FDCL, afirma que “É necessário conscientizar esses alunos sobre seus direitos e deveres em sociedade; realizar atividades fora do ambiente escolar em que estão habituados facilita a disseminação de conhecimentos e promove um aprendizado mais amplo”.

A dinâmica no segundo tempo motivou os alunos que se prontificaram a jogar. A proposta era um modelo de tabuleiro ampliado, em que um representante de cada escola deveria acertar questões sobre seus direitos e deveres garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. As responsáveis foram Isamara de Oliveira e Bruna Rabelo, alunas do 5° período de direito da FDCL, que ressaltaram que a iniciativa envolve não só os adolescentes, mas também pais e professores. As atividades também são realizadas dentro das escolas, o que contribui para uma abordagem não só com os jovens, mas com toda a família.

 

 

Compartilhar

Acesso Acadêmico

Tamanho texto
Contraste