Publicado em 01 de novembro de 2018
Tags: Capacitação, Capacitação de Conselheiros Municipais
Entre os meses de setembro e outubro, a Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a FDCL, realizou a segunda edição da Capacitação dos Conselheiros Municipais na instituição. Foram realizados seis módulos, que foram subdivididos entre turmas de nível iniciante e avançado. A iniciativa ocorreu devido a grande procura pelo conhecimento mais aprofundado das leis da Assistência Social e áreas afins, além de desenvolver habilidades que os auxiliarão em suas rotinas.
Dentre as principais temáticas abordadas estavam: A trajetória dos direitos fundamentais no Brasil, recursos públicos, articulação entre conselhos e a integração das ações, a elaboração de atas e relatórios, competência e fiscalização de entidades e setores. Na segunda edição, também houve uma troca de conhecimento significativa entre docentes da FDCL e os participantes, Alisson Tiago, Tatiane Albuquerque e Waidd Francis de Oliveira, foram responsáveis por ministrar alguns temas.
Aline Gonzaga Melo, assistente social e coordenadora do Centro POP, que atende a população em situação de rua e participa pela primeira vez do evento, relata: “É muito comum à prática de higienização, retirar o problema das vistas, mas não a resolução de problemas sociais envolvidos, principalmente no setor em que atuo. Vejo que estamos muito crus, é necessário mais conhecimento, a demanda da população cresce e se renova. É preciso entender a respeito das questões financeiras e controle social, só assim vamos conseguir ajudar a quem precisa de uma maneira mais eficiente”.
Nicia Silva, responsável pela Coordenação da Casa dos Conselhos nos conta como é a experiência de participar mais uma vez da atividade: “É de grande relevância participar e ter a oportunidade fazer parte da organização dessa capacitação, pois vai de encontro com a minha função enquanto secretaria executiva do CMAS. As mudanças são significativas desde a primeira edição, pude observar um maior envolvimento dos conselheiros em prol de mudanças a favor de uma vida mais digna ao próximo”.
A intenção é de que o projeto se amplie para mais profissionais e novas edições sejam realizadas no próximo ano. A prioridade serão as melhorias, a fim de atender da melhor forma todos os envolvidos e em prol da sociedade.