Publicado em 12 de novembro de 2018
Tags: Semana Acadêmica
A Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete realizou entre os dias 29 de outubro a 1° de novembro, a anual Semana Acadêmica, em que toda comunidade pode participar de diferentes atividades extra-curriculares que proporcionam a troca de conhecimento e aprendizado em torno de áreas relacionadas ao Direito. Júri Simulado, Workshop, Feira Jurídica Cultural, a presença dos graduandos nas escolas, através do Projeto Respeito nas Escolas e muito mais fizeram parte desse evento.
A abertura do evento deu início com o VIII Workshop. Discentes, alunos e demais interessados tiveram a oportunidade de se inscrever e apresentar temáticas de trabalhos desenvolvidos e relacionados a área de direito. Os graduandos Matheus Augusto, Bruna Rabelo e Izamara Lima apresentaram o seu projeto de pesquisa e extensão, Eca nas Escolas. Bruna conta como foi a participação: “Foi extremamente importante a divulgação do nosso projeto, pois acreditamos nos efeitos que ele pode surtir, como por exemplo, ajudar crianças e adolescentes a saírem de situações de risco ou ao menos saber como dar o primeiro passo para isso, além de despertar na comunidade acadêmica o interesse e esse espírito de mudança”.
Foram realizados três Júris Simulados, sendo dois no turno da noite e um no turno da manhã. O Júri Simulado mostrou ao público a representação de um júri real, com a presença de todos os profissionais envolvidos, sendo realizado pelos alunos dos décimos períodos e com a orientação da docente Líliam A. Caldeira de Oliveira, Professora de Laboratório Penal. Natália Maria Bento, aluna e participante da simulação como agente penitenciária, conta como foi a experiência: “Foi gratificante e proveitoso. É uma iniciativa que promove aprendizado para os demais períodos, pois mostra a realidade que vamos enfrentar”. Já para Camila Aparecida Chaves Rezende, que atuou como advogada de defesa: “Nunca pensei em seguir carreira no âmbito criminal, mas com essa vivência, pude perceber que estou mais preparada para o mercado, pois recebemos uma base sólida da instituição.”
A atuação dos Professores de Processo Penal da FDCL, Dr. José Aluísio Neves da Silva e Dr. José Lourdes de São José, respectivamente Juiz de Direito e Promotor de Justiça, foi ponto de destaque no Júri Simulado do turno da manhã. Nessa edição, os alunos puderam ter uma noção mais real dos desafios da atuação na Tribuna Criminal.
A Feira Jurídica Cultural ocorreu no segundo dia de programação, envolveu todos os períodos da instituição e teve como temas tópicos relevantes do Direito Penal e Processual Penal e as Carreiras Jurídicas, tais como Magistratura, Ministério Público, Advocacia Particular, Defensoria Pública, dentre outras. Ryncon Flores Silva, aluno do 4° período BN, relata como foi sua participação: “A experiência foi interativa e envolveu toda a faculdade com trabalhos dos mais variados temas. Nossa turma ficou responsável por apresentar o que envolve a carreira de um Defensor Público: a forma de ingresso, atividades que são desenvolvidas e as áreas em que atua, o que nos desafiou a aprofundar mais no tema e não deixar a desejar.
O penúltimo dia da Semana Acadêmica iniciou com o Projeto Respeito nas Escolas, adolescentes dos ensinos fundamental e médio de cinco instituições receberam os alunos da FDCL para ter um bate papo. Os estudantes de direito alertaram sobre os perigos e consequências do mal uso da internet, tais como fake news e cyberbullying, além de temas ambientais, como o desastre de Mariana- MG, entre outros. Milena Moura, do 4° BN, relata qual tema levaram para as salas de aula da Escola Estadual Geraldo Bittencourt: “Nós buscamos falar com os jovens sobre as fake news. É um assunto atual e que gera muita repercussão. É necessário ter conhecimento sobre o que você compartilha nas redes sociais, verificar se é verídico, e saber as consequências que seus atos podem causar”.
O evento estudantil buscou aprofundar e abranger temáticas e desmistificar que o direito é algo afastado do nosso cotidiano; ele na verdade é presença constante em cada ato que cometemos, além de enriquecer a formação dos alunos.