Publicado em 28 de março de 2019
Tags: OAB
No dia 17 de março, foi realizada a primeira etapa do Exame de Ordem Unificado, com participação de alunos do 9°e 10° períodos e também de ex-alunos da FDCL. A prova foi realizada na Escola Municipal Professor Doriol Beato, em Conselheiro Lafaiete, com duração de cinco horas durante todo o período da tarde. O corpo docente da instituição esteve presente para incentivar e apoiar os alunos, ocasião em que foi realizada a entrega de um kit com água, caneta e barra de cereais.
A Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete desenvolve durante toda graduação atividades que reforcem a importância dessa avaliação aos graduandos. Cursos de nivelamento, monitoria e grupo de estudos são oferecidos com o objetivo de ampliar todo o conhecimento adquirido dentro das salas de aula. Inclusive, no dia 25 de fevereiro foi realizada uma palestra durante a Aula Magna ministrada pelo Professor de Direito Civil da UFMG, Dr. Giordano Bruno Soares Roberto, com o tema: “Não deixe a prova da OAB atrapalhar seus estudos”, objetivando conscientizar os alunos sobre a necessidade de uma preparação de qualidade.
Para a aluna que realizou a avaliação, Caroline Moura Araújo Fernandes, do 10° período: “A prova é de grande importância para medir os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso e principalmente, porque almejo atuar na área da advocacia. A prova estava bem extensa, difícil e cansativa. É preciso ter bastante conhecimento específico em Direito, saber assimilar todas as matérias dentro de um caso em concreto e a interpretação é de suma importância. Busquei me preparar bastante, inclusive com resolução de questões. E quando se leva a graduação a sério, muitas coisas passadas dentro de sala são lembradas para o aproveitamento das questões. Portanto, a preparação para OAB se dá ao longo de todo o curso.”
O Exame da Ordem é realizado três vezes por ano. Os editais são divulgados entre os meses de janeiro, maio e setembro. A prova é dividida em duas fases: na 1ª fase é preciso acertar 50% da prova (40 questões) e na 2ª fase, que é dissertativa e tem o valor de 10 pontos, é necessário fazer no mínimo 6 pontos.