FDCL recebe Defensor Público para conversa aberta com os alunos

Publicado em 21 de maio de 2019

O Dr. Sérgio Armanelli Gibson, Mestre em Direito Público e Defensor Público Federal atuante em Belo Horizonte, esteve na FDCL, no dia 8 de maio, para apresentar aos alunos um pouco do que é a Defensoria Pública Federal e, com isso, quebrar certos paradigmas acerca da profissão.
Há um mês, Gibson esteve em Lafaiete com o projeto DPU Itinerante, que consiste em levar até as cidades, onde não há unidade da Defensoria Pública Federal, o acesso à justiça itinerante, ou seja, aos Defensores Públicos que, na ocasião, prestam seus serviços por cerca de uma semana no local. Durante sua visita em Lafaiete, o Dr. Sérgio recebeu o convite dos Professores Cirley (Diretor-Geral da FDCL) e Waidd (Coordenador de Curso da FDCL) para fazer este trabalho com os graduandos.
“Existe uma mística que muitas das vezes é rasteira e tacanha de que o papel do Defensor Público seria tão somente o de defender bandido, no aspecto até pejorativo, e a gente teve a ideia de justamente explicitar, tirar dúvida, dizer como é o dia a dia da prática. Muitas vezes no ambiente acadêmico, os alunos não têm acesso a profissionais que atuam no mercado, em diversas áreas. Essa foi a proposta da nossa vinda pra cá”, explica o advogado.

Gibson, que também é Professor, explica que a programação assumiu um tom mais intimista. Ao invés de uma palestra de cunho mais professoral, ele preferiu usar o termo ‘conversa’, “Aqui houve a ideia de poder aproximar os alunos, principalmente os que estão finalizando o curso, porque às vezes as pessoas que estão se formando têm uma angústia, uma certa ansiedade com o futuro profissional. Então proporcionamos uma troca de ideia mais próxima, em que me coloquei à disposição dos alunos para esclarecer tudo sobre a minha experiência”, relata.
Para o Defensor, é louvável que alunos tenham experiências como essa, que tentam colocá-lo diante das diversas oportunidades profissionais que o Curso de Direito oferece. “Eu não menosprezo a importância dos livros em sala de aula, muito pelo contrário. Só que aqui a ideia é não deixar que a teoria fique longe da prática, porque a prática sem embasamento teórico é basicamente o uso da força e uma academia sem aplicação prática também vira uma instituição etéreo. É justamente esse o propósito dos Professores Cirley e Waidd, com essa iniciativa, ou seja, fazer uma ponte entre essas duas formas de aprendizagem”.

Defensoria Pública da União

O Defensor diz que a Defensoria Pública da União se coloca sempre ao lado do cidadão e destaca a importância de que o cidadão entenda o propósito e a missão do trabalho desenvolvido pelos Defensores, “A instituição, chamada de Casa da Cidadania, quer propiciar que o cidadão tenha acesso à Justiça, saiba quais são os seus direitos e faça jus a eles”, conclui.

Compartilhar

Acesso Acadêmico

Tamanho texto
Contraste