Publicado em 27 de maio de 2019
Tags: FDCL nas escolas
A Professora Ana Marislene de Oliveira Baeta, Diretora da Escola Municipal Professor Luiz Carlos Gomes Beato, conhecida como Escola Profissional, esteve, na última semana, junto com os alunos do 9° ano, na Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, participando do Projeto FDCL nas Escolas.
Ela ressalta que “Considero esse projeto muito importante para a sociedade porque agrega cidadania aos alunos e também faz com que conheçam as medidas socioeducativas do ECA, além de fazer os jovens perceberem que são portadores direitos e deveres e aprender a cobrá-los, no primeiro caso, e exercê-los, no segundo”.
Essa não é a primeira vez que a Escola Profissional participa do Projeto e a Professora Ana diz querer continuar participando sempre que houver a oportunidade.
Palestras e atividades
Uma das palestras que mais chamou atenção foi a que abordou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “O conhecimento acerca do Estatuto permite ao aluno um crescimento enquanto cidadão, permite que esses adolescentes se conscientizem sobre o tema”, diz a Diretora, que aproveita para dizer que o Projeto, no geral, permite que os alunos agreguem ainda mais nas escolas onde estudam e proponham melhorias para o ambiente educacional. Perguntada sobre haver atividades na escola, após a participação nas palestras, a Professora Ana diz que sim, que sempre realizam um complemento de tudo que foi ensinado aos alunos.
“Um dos nossos Professores, o Acilio, faz um complemento muito bacana desse trabalho, em que os alunos produzem cartazes com todos os conteúdos aprendidos e realizam uma exposição sobre o tema”, explica, e continua “Nesse último trabalho do Professor Acilio, eles fizeram um estudo acerca das medidas socioeducativas que constam no Estatuto da Criança e do Adolescente. Inicialmente, analisaram a evolução histórica dos cuidados com as crianças e adolescentes, juntamente com os princípios norteadores da infância e juventude. Tudo isso foi feito para maior entendimento dos alunos acerca do estatuto”.
Mudanças benéficas
Segundo a Diretora, os alunos mudam bastante após a participação no FDCL nas Escolas. Ela diz perceber uma mudança de percepção deles em relação a eles próprios frente ao mundo, suas responsabilidades, direitos e deveres enquanto cidadãos.
Para a Professora Ana, essa ponte construída para além do muro das escolas proporciona uma formação integral ao jovem, tanto no sentido acadêmico quanto na formação de um cidadão.
“Eu estou sempre pronta e participo ativamente de qualquer projeto que agregue conhecimento e cidadania aos alunos, porque eu amo trabalhar com educação e acho que a gente precisa contribuir com essa formação integral do aluno; e eu levo isso muito a sério” conclui a Diretora.