Publicado em 27 de maio de 2019
Tags: FDCL nas escolas
Marcos Vinícius Martins Mendes, Professor de Química da Escola Isaura Ferreira, acompanhou as turmas do 1° e 2° ano durante a participação no projeto da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, FDCL nas Escolas. O encontro aconteceu na última semana e contou com muitas palestras construtivas que têm como principal objetivo a formação de cidadãos de bem.
Para o Professor, a importância dos Projetos desenvolvidos pela Faculdade de Direito para a comunidade escolar consiste no desenvolvimento pessoal e humano que proporcionam. “Muitos dos alunos aqui não têm conhecimento de seus direitos e deveres. No caso da palestra de hoje sobre Direitos e Deveres do Estatuto da Criança e do Adolescente, foi muito bom ver os alunos discutindo, criando ideias e formando novas opiniões. Isso contribui de uma maneira muito significativa para eles como cidadãos e apura o olhar lançado à sociedade”, relata.
Escola Isaura Ferreira
Não é a primeira vez que a escola participa do Projeto da FDCL. Ano passado os alunos participaram acompanhados da Professora de Português.
O Professor Marcos Vinícius conta que após as palestras e finda a participação no projeto, há sempre um trabalho com os alunos. “Sempre discutimos os temas abordados nas palestras, proporcionamos aos alunos uma roda de conversa para que todos tenham a oportunidade de opinar sobre o que aprenderam e tirar possíveis dúvidas”, explica.
Esse contato que extrapola os muros da escola tem grande influência na formação das opiniões e do senso crítico dos alunos. “Eles passam a ser mais críticos, analisar melhor as situações, formar novas opiniões com maior embasamento. Essa vivência engradece esses adolescentes, dão a eles mais material para compreenderem a vida, ter mais respeito e empatia pelas pessoas e entenderem as diferenças que formam a sociedade na qual estão inseridos”, explica o Professor.
Ele ainda chama atenção para a importância de inserir esses jovens em um ambiente diferente do que estão habituados. Esse universo do ensino superior instiga a pensar e buscar um futuro melhor e esse contato, segundo o químico, contribui na fundamentação do pensamento desses alunos.
Expansão
Perguntado sobre a importância de levar esses projetos a outras instituições, o Professor Marcos Vinícius demonstra um enorme interesse. “Seria muito interessante que outras instituições também tivessem iniciativas como essa, que transportassem alunos do ensino médio para um ambiente acadêmico superior. Dessa forma, além de instigar os sonhos futuros desses jovens, um maior número de pessoas teria a oportunidade de expandir seu senso crítico e aprender que a educação é construída tanto na escola quanto fora dela e que o melhor caminho para um futuro brilhante é o do conhecimento e respeito aos direitos e deveres de cada um”, conclui.