Publicado em 19 de fevereiro de 2020
Recentemente dois docentes da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, finalizaram seus doutorados e, a partir de agora, agregarão ainda mais conhecimentos aos alunos e toda Faculdade. São os professores, Lidiane Maurício dos Reis e Mateus de Moura Ferreira.
O Doutor Mateus iniciou seu doutorado em 2016 na PUC Minas e defendeu a tese ‘Crítica ao capitalismo proprietário: resistência e alternativas históricas à propriedade fundiária no Brasil’. “A tese foi aprovada com louvor e distinção Magna cum laude. Eu defendi a questão da propriedade fundiária no Brasil, partindo de uma análise crítica, lastreada nas alternativas propostas por povos e comunidades tradicionais, em especial, as experiências de resistência das comunidades quilombolas”, explica Ferreira.
A Doutora Lidiane também realizou o doutorado na PUC e o tema de sua tese foi: ‘Análise Crítica da Delação Premiada: A (i)legitimidade da decisão penal face a absoluta subtração das garantias constitucionais norteadoras do Estado Democrático de Direito’. “Iniciei o doutorado em Março de 2016. Foram 4 anos de muitas renúncias, estudo e dedicação. O apoio da FDCL durante todo o curso reforça o compromisso da Instituição com a excelência no ensino e a preocupação com a formação de seus professores”, conta Lidiane.
TRAJETÓRIA NA FDCL
O Professor Mateus iniciou a carreira como Professor na Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete em 2014 e atuou em diversas funções como: Coordenador de Monografia, ENADE/OAB e membro da CPA e do CONSEPE. Atualmente, exerce o cargo de Professor de Direito Civil e Empresarial.
O título de Doutor, segundo ele, foi uma grande conquista e refletirá positivamente em sua carreira. “Realizar o doutoramento foi uma grande oportunidade de aprimoramento profissional. A FDCL foi uma grande parceira nesta jornada, me fornecendo total apoio para a realização do curso. Quero retribuir à instituição e a todos os meus alunos todo aprendizado conquistado durante esse tempo”.
A Professora Lidiane é ex-aluna da Instituição (graduada na turma de 2006). No ano de 2017, a convite do Diretor-Geral, Professor Cirley José Henriques, retornou à FDCL como Professora. Atualmente, leciona as disciplinas Direito Penal e Hermenêutica. Além disso, coordena os Projetos de Extensão, ECA nas Escolas e é membro do NDE – Núcleo Docente Estruturante.
“O meu título de doutora trará a possibilidade de levar mais conhecimento para os nossos alunos, estimulando-os para a pesquisa e a produção de artigos científicos”, finaliza a Doutora.