CONHEÇA A EMERITUS: A EMPRESA JÚNIOR DA FDCL

Publicado em 24 de fevereiro de 2021

Com o objetivo de aproximar ainda mais as vivências acadêmicas com as práticas profissionais, a Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete e os alunos do 9º período fundaram, no início deste ano, a Emeritus Consultoria Jurídica, a primeira empresa júnior da FDCL.

Segundo o Vice-Presidente da empresa, João Vitor Guimarães Ferreira, ela surgiu em virtude da vontade de enriquecer as experiências acadêmicas. “A partir de um interesse comum com a aluna Milena Moura, atual Presidente da empresa e minha colega de sala, em nosso terceiro ano de curso, estávamos conversando, de forma despretensiosa, sobre os projetos de extensão e pesquisa de outras Faculdades, quando descobrimos que tínhamos o mesmo sonho: fundar uma empresa júnior! A partir daí, procuramos a Coordenação de Curso para nos informarmos sobre a viabilidade do projeto e as ações necessárias para a sua efetivação”.

“Nossas principais metas são formar líderes no mercado de trabalho, capazes de impactar positivamente a sociedade em que estiver inserido, contribuindo diretamente para a melhoria do ensino superior. Ao se classificar como projeto de extensão, uma empresa júnior permite aos alunos vivenciar uma experiência profissional e acadêmica diferente da que é ofertada nos estágios e pesquisas tradicionais. O aluno, em uma empresa júnior, além de desenvolver o conhecimento técnico adquirido durante o curso, irá estimular habilidades específicas, tais como: gestão humana e estratégica, liderança, oratória, administração de recursos e de imagem. Aqui o aluno é o verdadeiro protagonista da instituição”.

APOIO DA FDCL

A Emeritus conta com todo o apoio da Faculdade para a elaboração e execução de seus projetos. “Sem o aval e apoio da Faculdade, uma empresa júnior sequer poderá existir. E nesse sentido, a FDCL não deixa a desejar. A gestão atual e a última gestão estiveram sempre dispostas a dialogar e manter os canais de comunicação abertos, sugerindo ações e acolhendo pedidos. Cessão de espaço físico para trabalhos, acompanhamento do Prof. Eduardo Moraes como orientador e incentivo aos alunos para que participem da empresa são os fatores que compuseram o sólido apoio da Faculdade”, enfatiza o Vice-Presidente.

Para o Professor e coordenador da empresa júnior, Eduardo Moraes Lameu Silva, a Emeritus pretende exercer atividades extrajudiciais de consultoria, acompanhamento e resolução de conflitos. Para isso o acompanhamento da Faculdade é fundamental. “O trabalho do orientador é guiar os alunos nessa jornada. Os membros da Empresa Júnior irão pesquisar, atender clientes e prestar todos os serviços, ficando a cargo do professor orientador sanar as dúvidas e contribuir com a experiência profissional”.

ATIVIDADES

Atualmente, são oito alunos atuando na Emeritus e a principal atividade a ser trabalhada é referente ao Direito Processual, o qual o Professor Eduardo explica que:
“A atuação preventiva visa a reduzir custos para a empresa, adequar procedimentos internos ao ordenamento jurídico. O papel é minimizar os riscos de eventuais demandas jurídicas para a empresa e, ao mesmo tempo, contribuir para a construção de empresas éticas e sustentáveis”.

PLANOS

Os alunos envolvidos têm uma série de projetos ainda para serem aplicados neste ano, conforme conta o aluno e Vice-Presidente João Vitor.

“Para 2021, a Emeritus Jr. necessariamente espera uma boa troca de gestão, já que parte dos alunos participantes formarão ao fim do ano, além de atender o maior número possível de clientes, não somente aqueles que residem em Conselheiro Lafaiete, mas sim na região”, finaliza.

Compartilhar

Acesso Acadêmico

Tamanho texto
Contraste