Publicado em 14 de agosto de 2013
Tags: ECA nas escolas
A manhã da segunda-feira, dia 12, foi dedicada ao conhecimento dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os parceiros do projeto “Eca nas Escolas” se reuniram na Secretária Municipal de Educação (Semed) para apresentar palestras e explicar suas atribuições aos professores e profissionais da Educação, que serão multiplicadores do projeto. Estiveram presentes representantes do Fórum Regional da Criança e do Adolescente, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar, do Ministério Público, do Poder Judiciário, do Comissariado do Menor, da Defensoria Pública, da Superintendência Regional de Ensino (SRE), das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Educação (Semed) e da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL).
A abertura do ciclo de palestras ficou por conta do coordenador do Núcleo de Extensão e Pesquisa (NEP), professor Waidd Francis, e das alunas Jéssica Mayara e Adriana Grossi Dornelas, que falaram da história da criança e do adolescente, passando pelas idades antiga, média, moderna e contemporânea: “Viemos aqui explicar, porque se fez necessário criar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a gente elaborou um joguinho educativo sobre o ECA, que daqui a um mês já deve ser distribuídos nas escolas, junto com as apostilas, e em breve vamos começar a dar palestras. Estou achando muito legal participar destes diversos encontros que estão sendo realizados, porque pesquisar é uma coisa, a gente só vê a teoria, mas na prática podemos mudar alguma coisa”, contou a aluna do 5º período, Jéssica.
Adriana Grossi Dornelas, aluna do 6º período, também aprova a participação nas palestras: “Este projeto começou em 2011 e a partir daí estamos desenvolvendo pesquisas na área da criança e do adolescente. Estamos aprendendo muito com as pesquisas e com estes encontros. É uma área que conhecemos pouco, por isso precisamos difundir o conhecimento cada vez mais. Apresentei sobre a evolução da criança e do adolescente, mais especificamente na idade moderna, que é quando houve várias mudanças.”
A Secretária de Desenvolvimento Social e coordenadora do Fórum Regional da Criança e do Adolescente, Zilda Helena dos Santos Vieira, comemora: “Hoje estamos realizando mais uma etapa do projeto “Eca nas escolas”. O objetivo é fortalecer o conhecimento dos profissionais da educação para que eles trabalhem com maior segurança o Estatuto da Criança e do Adolescente. Estamos discutindo este projeto há bastante tempo e agora estamos na fase do conhecimento do Eca. É uma manhã com várias palestras. Falamos sobre os pontos principais do estatuto e sobre os serviços para que as leis saiam do papel. Cada parceiro está falando sobre sua área de atuação. Agradeço a todos que estão participando, porque nosso objetivo é um entendimento maior entre a família, a sociedade e o poder público.”