Professores lançam livro sobre o “Projeto Integrador”

Publicado em 30 de novembro de 2021

Projeto  foi incluído na matriz curricular da FDCL neste ano, com um balanço positivo entre os alunos e professores

 

No dia 20 de novembro, a Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete promoveu o evento “Retrospectiva Projeto Integrador 2021”. O principal objetivo foi apresentar aos alunos do primeiro período os resultados do Projeto, obtidos durante o ano. O evento contou com a participação do Diretor Geral da FDCL, Professor Cirley José Henrique Alves, do Coordenador de Curso, Professor Sérgio Milagre, e das Professoras Julieth Matosinhos e Josiene Souza. Na ocasião, ainda ocorreu o lançamento do livro “Projeto Integrador: Diálogos Transdisciplinares e Extensão do Ensino Jurídico da FDCL”.

Segundo a Professora Julieth Matosinhos, uma das organizadoras do material, a ideia de escrever o livro surgiu como uma forma de consolidar em uma obra os resultados obtidos durante o primeiro semestre de 2021, em cumprimento aos objetivos da Ementa do Projeto Integrador.

“Durante a realização do Projeto Integrador foram feitos trabalhos com o objetivo de inserir o aluno na produção do conhecimento, fazendo com que ele participasse do processo de ensino e aprendizagem de maneira ativa e colaborativa, inserindo, quando possível, a comunidade nesse processo (extensão). Para isso, foram desenvolvidas atividades interdisciplinares e de metodologia ativa, tais como exercícios em grupo, trabalhos de pesquisa, exposição de tema em sala de aula, dentre outras atividades para proporcionar engajamento e comprometimento com o Projeto e seus objetivos. Além disso, buscou-se, ao longo da realização do Projeto nesse primeiro ano, desenvolver competências, tais como: resolução de problemas, desenvolvimento da capacidade de liderança, autogestão, trabalho em grupo, organização do tempo, interação, negociação, compreensão da informação, pensamento crítico, etc”, acrescenta a Professora.

Além da Professora Julieth Matosinhos, o livro foi coordenado pelos Professores Cirley José Henriques (Diretor da FDCL) e Sebastien Kiwonghi Bizawu, tendo como organizadores os Professores Álisson Thiago de Assis Campos, Letícia Mirelli Faleiro e Silva (convidada), Líliam Aparecida Caldeira de Oliveira, Sérgio Luiz Milagre Júnior e Vinícius Biagioni Rezende.

Já no segundo semestre, sob a orientação da Professora Josiene Souza, foram desenvolvidos diversos textos para publicação na Coluna Direito no Alvo.

“Mais do que o fruto dos trabalhos realizados pelos alunos da FDCL – em conjunto com a comunidade – o livro é um passo importante nesse processo que busca fortalecer a integração entre a instituição de ensino e o povo que a cerca. Do ponto de vista jurídico, alguns dos trabalhos que compõem o presente livro revelam, a partir de óticas distintas, algumas das principais discussões que envolvem o Meio Ambiente, os Direitos Humanos, a situação dos Migrantes, dos Refugiados, da Comunidade LGBTQIA+ e dos Grupos Vulneráveis, tratando sobre diferentes temas e dilemas, congregando a problemática central das linhas de pesquisa previstas no Plano Pedagógico de Curso (PPC) da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL). Do ponto de vista cultural, a obra traz contos e fotos dos vencedores dos concursos culturais realizados pela FDCL”, acrescenta o Professor da Faculdade de Direito, Álisson Thiago de Assis Campos.

 

Sobre o Projeto Integrador

O Projeto foi criado pela FDCL no início deste ano e é voltado para os alunos do primeiro período que receberam, ao longo dos dois semestres, diversos profissionais das esferas jurídicas para ministrar palestras sobre suas carreiras.

Ele tem por objetivo ‘demonstrar uma nova concepção de universidade, menos autoritária e hegemônica, e mais integrada com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social, valendo-se da máxima de que o conhecimento obtido no ensino superior deve servir para resolver problemas da sociedade de maneira democrática, dialógica e participativa’. Além disso, baseada no princípio constitucional da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, busca-se desenvolver uma educação jurídica através de um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, que promova a interação transformadora da FDCL e da sociedade a qual está inserida”, explica o Coordenador de Curso, Professor Sérgio Milagre.

O Projeto Integrador foi muito bem aceito em seu ano de estreia e proporcionou aos alunos e professores envolvidos experiências únicas sobre as atividades acadêmicas e o futuro profissional na área do Direito.

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