Publicado em 14 de dezembro de 2021
Tags: Repositório Institucional
O Prof. Fabrício Veiga Costa é um dos autores do “Processo Coletivo Eletrônico”, iniciativa vencedora do Prêmio Innovare 2021
Em cerimônia online, transmitida pelo seu canal do YouTube, o Prêmio Innovare anunciou, na terça-feira, dia 7 de dezembro, os premiados e homenageados de sua 18ª edição. A cerimônia foi realizada no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal (STF) e buscou reconhecer iniciativas que deixam o Poder Judiciário mais próximo do cidadão.
Entre os vencedores está o Professor Fabrício Veiga Costa, da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete – FDCL, que venceu a premiação na “Categoria Juiz”, como um dos autores do “Processo Coletivo Eletrônico”, um aplicativo web que permite abrir um processo coletivo por meio eletrônico.
A iniciativa foi desenvolvida em conjunto com o Desembargador Vicente de Paula Maciel Júnior e os Professores Josan Mendes Feres, Juliana Maria Matos Ferreira e Reginaldo Gonçalves Gomes. Seu principal objetivo é permitir que as pessoas possam debater e entender as decisões dos problemas que as envolvem. O aplicativo permite, ainda, que determinados grupos sociais possam deliberar de forma democrática e argumentar as suas opiniões em relação a algum tema de interesse, o que reduz a insegurança na participação dos envolvidos e facilita a manifestação das partes por meio da utilização da internet.
O Prêmio Innovare é uma das premiações mais importantes do Brasil e tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil, independentemente de alterações legislativas. Na edição de 2021, houve premiação de sete categorias: Tribunal, CNJ/Tecnologia, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania.
Para conhecer mais sobre o projeto, basta acessar o site: https://processocoletivo.com/#feature-section
Para visualizar os vencedores do Prêmio Innovare 2021, acesse o site: https://www.premioinnovare.com.br/