Publicado em 16 de julho de 2022
Tags: Direito no Alvo, Repositório Institucional
“O que uma matéria destinada aos alunos do primeiro período, poderia acrescentar à uma formanda?” Esse foi o primeiro pensamento quando me matriculei na mais nova disciplina do curso de Direito da FDCL: Projeto Integrador.
No decorrer do semestre letivo, percebi que o “Projeto Integrador” é muito mais que aquilo que pretende ser. É, na realidade, uma matéria imprescindível para a formação acadêmica dos discentes da instituição.
A disciplina é uma espécie de rito de passagem para o jovem estudante, por promover a sua criticidade ao apresentá-lo às variedades do mundo jurídico, bem como às próximas possibilidades e desafios de sua vida estudantil, científica e profissional, através de aulas expositivas, palestras e debates temáticos e interdisciplinares.
Além disso, a sobredita disciplina se demonstra igualmente necessária aos demais acadêmicos, uma vez que o proporciona uma visão atualizada das adversidades modernas da área, as quais envolvem diretamente a comunidade externa à faculdade. Assim, por meio de uma metodologia interativa, o “Projeto Integrador” é fundamental a matriz curricular, por estimular o diálogo entre o Direito e a sociedade, de maneira democrática e colaborativa.