Publicado em 15 de setembro de 2015
Tags: FDCL nas escolas
Criado com o objetivo de agregar conhecimento jurídico aos jovens do ensino fundamental e médio, o FDCL nas Escolas tem obtido bons resultados. No segundo semestre, várias turmas da escola estadual Monsenhor Horta tem participado do projeto de extensão, por meio do qual os alunos têm a oportunidade de aprender um pouco sobre as “Noções de Direitos Humanos”, tema trabalhado pelo professor da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL), José Cesar de Oliveira. No primeiro semestre, os alunos da escola estadual Geraldo Bittencourt participaram também do projeto. Para o diretor-geral, professor Hamilton Junqueira, a grande adesão no projeto mostra que a Faculdade está no caminho certo: “Várias escolas de Lafaiete e de cidades vizinhas já participaram. Ficamos felizes em contribuir com a sociedade”.
O diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Waidd Francis de Oliveira explica o objetivo do projeto FDCL nas Escolas: “É um projeto de extensão por meio do qual colocamos professores da FDCL à disposição das escolas de ensino fundamental e médio de Conselheiro Lafaiete e região para que os seus alunos possam realizar cursos de curta duração na própria faculdade, sem nenhum custo para a escola ou para os seus alunos. O projeto teve início em 2012 e foi instituído após a identificação da demanda por parte de algumas escolas com relação a cursos livres que pudessem contribuir para a formação e conscientização de seus alunos”.
Mestre em Direito e especialista em Filosofia, Waidd acredita que o projeto contribui para a formação dos alunos: “Os cursos oferecem para os alunos uma oportunidade de aprender um pouco sobre a relação do direito em suas vidas e no ambiente onde vivem. O objetivo tem sido alcançado. Consideramos que essa parceria com as escolas é permanente e tentamos ao máximo interagir com elas por meio da análise do efeito dos cursos sobre seus alunos. Isso contribui muito para o contínuo aperfeiçoamento do projeto. A grande procura por parte das escolas demonstra que o objetivo tem sido atingido”.
Ainda segundo o professor Waidd Francis, a escolha dos temas abordados é feita buscando acrescentar conhecimento que possam ser usados no dia a dia dos alunos: “Analisamos sempre os temas em que os jovens estão envolvidos, como Noções de Direitos Humanos, Direitos do Consumidor, Direitos Trabalhistas, dentre outros. Alguns temas são escolhidos mediante sugestões das próprias escolas. O universo jurídico é muito amplo e, muitas vezes, algumas regras e até direitos deixam de ser observados, prejudicando uma boa convivência. É muito importante contribuir para que o jovem tenha essa noção de direitos e deveres”, explica Waidd.
A iniciativa é positiva, segundo o professor: “A FDCL tem cumprido um papel muito importante de inserção de seu aprendizado e de disponibilização de sua estrutura física e humana nos mais variados projetos sociais desenvolvidos em Conselheiro Lafaiete e região. Isso acontece diretamente por meio dos projetos que oferecemos como o Direito nas Escolas, ECA nas Escolas, Viva Nascente, Promoção da Igualdade Racial, Mutirão para a Conciliação, o atendimento realizado pelo Núcleo de Práticas Jurídicas, Respeito na Escola, Talentos FDCL, Direito para Todos, Revista Athenas e visitas técnicas. Temos diversas parcerias com o Poder público e com entidades sociais, culturais e educacionais, dentre outras”.
O diretor também destaca que a faculdade tem adotado uma postura aberta ao diálogo com escolas, entidades privadas e órgãos públicos na tentativa de aproximar-se de atividades diversas no âmbito da arte, da cultura e da ciência: “O objetivo dessa aproximação é discutir e propor soluções e melhorias para os problemas enfrentados pela sociedade, no contexto regional, nos dias atuais. A Faculdade busca com essa postura compartilhar com as pessoas a importância do conhecimento da área do direito para uma boa convivência social. A FDCL tem plena consciência de sua importância na região e durante essas quatro décadas, tem aprendido que a parceria é a linguagem do 3º milênio”.