Publicado em 12 de julho de 2013
Tags: FDCL nas escolas
Só no primeiro semestre de 2013 cinco escolas participaram do projeto “FDCL nas Escolas” da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL): Domingos Bebiano, Lopes Franco, Napoleão Reis, Pacífico Vieira e Queluz de Minas. Ou seja, mais de 400 alunos passaram pela FDCL. É com estes números significativos que encerramos mais uma temporada do projeto, que tem o objetivo de ensinar Direito e levar os jovens a terem o primeiro contato com a universidade.
Os alunos das escolas Lopes Franco e Domingos Bebiano fecharam o semestre do projeto. Eles assistiram, no dia 29/07, às disciplinas de “História Política Brasileira”, com o professor Leonardo Lamounier, e “Direito do consumidor”, com a professora Polianna Santos. O coordenador do Núcleo de Extensão e Pesquisa (NEP) e responsável pelo “FDCL nas Escolas”, professor Waidd Francis, garantiu a realização do projeto no próximo semestre: “Nosso objetivo é melhorar a cada dia e trazer mais escolas para serem parceiras da FDCL nesta busca do conhecimento”.
As alunas da escola Domingos Bebiano, Indianara da Silva Paiva, 15 anos, e Letícia Fernanda de Oliveira Carvalho, 16 anos, gostaram tanto do projeto que já fizeram as duas disciplinas: “Estamos tendo aula de História Política Brasileira, mas já tivemos sobre o Direito do Consumidor. Os dois temas são muito interessantes. Essa é uma oportunidade muito boa para conhecer uma profissão e começar a pensar no futuro”.
Já os alunos Igor Kelvim de Almeida Oliveira, 17 anos, e Vanessa Cristiana de Melo, 15 anos, participaram, pela primeira vez do projeto, fazendo a disciplina de Direito do Consumidor, com a professora Polianna: “É uma matéria que muita gente precisa aprender, porque é muito importante para o dia a dia. Essa também é uma oportunidade muito legal conhecer uma Faculdade”.
O sucesso de um projeto deve-se à soma de forças e a união entre parceiros sólidos. Nessa linha os alunos do ensino médio da Lopes Franco participaram do projeto FDCL nas Escolas. Segundo a pedagoga, pós-graduada em Gestão Escolar e em Educação e diretora da escola, Tereza Letícia de São jos2015é Santiago, o projeto aproxima os alunos da vivência acadêmica, além de refletir a preocupação da FDCL com a comunidade lafaietense.
A diretora conta que o Projeto auxilia o desenvolvimento dos jovens: “A nossa escola apoia porque oportuniza aos alunos a construção de uma saber transformador. Tivemos 100% dos alunos presentes nos dias do curso. No Projeto são abordados temas relevantes, pois relacionam ao cotidiano das pessoas como o direito do consumidor e a história política brasileira que permite ao aluno a conscientização, o enriquecimento de seus direitos enquanto cidadão”.
Grata pelo êxito dos trabalhos a diretora Tereza celebra: “Parabenizamos a FDCL pela excelente iniciativa e agradecemos pela oportunidade oferecida aos nossos alunos. Nós, enquanto escola, temos que garantir ao aluno o acesso continuado ao conhecimento como requisito primordial das condições de cidadania”. Ao final do curso os estudantes receberam um certificado.