1. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da FDCL

O desempenho de sua gestão educacional reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados, razão pela qual é exigido dos gestores uma capacidade reflexiva, proativa, conhecimento, visão, capacidade de planejamento, coordenação, controle e avaliação dos processos gerenciais, de modo a possibilitar melhorias no desempenho da IES. Para tanto, torna-se indispensável a adoção de ferramentas específicas para as fases de formulação, implementação e controle da estratégia organizacional, auxiliando os gestores nesses momentos considerados críticos para o alcance dos objetivos estipulados. em tal cenário se enquadra o planejamento estratégico, ferramenta indispensável para qualquer instituição de qualidade. Ele corresponde a um conjunto de ações que uma organização poderá realizar para enfrentar ameaças e aproveitar oportunidades presentes no ambiente. Trata-se de um processo que força os gestores a refletirem sobre o que é mais e menos importante para a organização e para o seu futuro, estimulando a concentração em pontos relevantes.

No âmbito educacional, o planejamento das IES é representado pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O PDI é o documento que identifica a Instituição de Ensino Superior, no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou pretende desenvolver. Em outros termos, ao englobar elementos que influenciam na melhoria da qualidade do ensino, na uniformidade das tarefas administrativas e na gestão financeira eficiente, constitui tanto uma forma de avaliação das Instituições pelos órgãos responsáveis, como um plano para a melhoria e para o acompanhamento da implementação das ações estratégicas traçadas pela IES.

Isso significa que o PDI deve possibilitar a fundamentação de um diagnóstico estratégico e as bases para a reflexão, formulação, implementação e gestão dos planos de ação voltados ao horizonte futuro estabelecido. A partir da sua elaboração, é possível acessar informações relevantes que auxiliarão na manutenção da competitividade da IES e possibilitarão melhor controle dos recursos financeiros, viabilizando o investimento em áreas relevantes para a melhoria do desempenho institucional.

Este PDI da FDCL é fruto de um esforço coletivo que se desenvolveu ao longo dos anos e se concluiu com a aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Instituição para viger entre 2021 a 2025. O documento ora apresentado pretende ser uma referência para a atuação acadêmica e administrativa, além de possuir parâmetros que orientam o cotejamento entre o que se almejou e o que está sendo realizado, definindo, com clareza, os elementos que lastreiam a missão, objetivos e metas da Instituição, bem como sua área de atuação, perfil profissional do egresso e concepção do curso, sem contar a organização didático-pedagógica, operacionalização, estrutura administrativa, física e de pessoal entre outros pontos.

Ele é, portanto, um documento no qual a FDCL analisa seu passado, organiza seu presente e projeta seu futuro. Em razão disso, sua realização e execução não são e não podem ser genéricas, meramente descritivas, mas a base para as políticas, o planejamento e a ação da instituição. é o que pretende a atual versão do plano.

Confira em: PDI FDCL 2021-2025

 

2. Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da FDCL:

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação em Direito da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL) é fruto de um trabalho compartilhado, que prioriza a formação profissional inter e transdisciplinar, cuja preparação está de acordo com as habilidades e competências necessárias ao bacharel em Direito.

Sabe-se que o PPC representa o planejamento e a organização do curso, sendo insumo formal e estruturante da oferta de serviço de ensino. Mais do que isso, esse documento possui parâmetros que orientam o cotejamento entre o que se almejou e o que está sendo realizado, definindo, com clareza, os elementos que lastreiam o perfil profissional do egresso, bem como a própria concepção do curso, o seu currículo pleno e sua operacionalização.

É importante mencionar que cada curso dispõe de seu Projeto Pedagógico, tendo em vista as especificidades e as demandas da respectiva área de atuação, juntamente com os objetivos almejados e as características socioeconômicas e socioambientais da região de abrangência da Instituição. Dessa maneira, na FDCL, visando sempre à excelência acadêmica e à transformação social a partir do Direito, realiza-se um PPC dinâmico e em constante verificação, jamais considerado pronto e acabado

Ademais, o presente projeto é resultado de desenvolvimento e aprimoramento constantes, fruto da atuação sinérgica entre os órgãos institucionais (Direção, Coordenação, Núcleo Docente Estruturante – NDE entre outros), professores, funcionários do corpo administrativo e discentes. É importante salientar ainda que a construção conjunta do PPC é fundamental no fomento de uma cultura democrática que se busca na FDCL. Nesta lógica, vale ressaltar, inclusive, que a Congregação, órgão máximo de deliberação da Instituição, conta, além dos docentes e discentes, com a participação do representante da Entidade Mantenedora (Fundação Municipal de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete – FUMES), membros da sociedade civil etc.

Em resumo, tal fato permite uma construção participativa e democrática do curso, baseada nas normas que regem a educação no Brasil, além de permitir uma avaliação e controle constantes, por parte dos envolvidos.

Na busca de ministrar uma educação escolar de nível superior de forma científica, atualizada e continuada, contribuindo para a valorização da justiça e da cidadania, este PPC garante conteúdos curriculares relevantes e coerentes com os objetivos do curso e com o perfil do egresso. Além disso, leva em consideração o dimensionamento da carga horária, articulando atividades intra e extraclasse, capazes de proporcionar uma formação completa ao estudante.

Resultado de um diálogo aberto entre os diversos órgãos da instituição e a sociedade, o presente PPC indica a direção para o desenvolvimento do curso de direito da FDCL, estabelecendo um norte de atuação. É justamente esse norte que possibilita a convergência e o foco necessários para que a FDCL continue exercendo um papel de referência no ensino jurídico do estado de Minas Gerais, defendendo valores e projetando seu futuro próspero.

Confira em: PPC FDCL 2021-2024

Acesso Acadêmico

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