O direito à educação da criança e do adolescente e o papel do conselho municipal

Publicado em 05 de fevereiro de 2023

O Conselho Municipal de Educação é um importante interlocutor democrático de formulação e deliberação de políticas públicas entre o Estado e a sociedade. Os Conselhos surgiram com o processo de redemocratização do Brasil em 1988. Diante disso, pensando na efetividade e garantia do direito à educação da criança e do adolescente, torna-se importante analisar como o Conselho Municipal de Educação de Conselheiro Lafaiete vem contribuindo na formulação e controle das políticas públicas no âmbito municipal.

De acordo com o art. 205 da Cons­tituição da República Federativa do Brasil de 1988: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Já o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), regulamentado pela Lei Federal nº 8.069, de 13 julho de 1990, dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, “assegurando-se lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade”.

Sabendo dos direitos deste grupo, muitas vezes vulnerável, sobretudo em um contexto pós pandemia, diante de possíveis prejuízos e atrasos advindos de um momento de crise, torna-se necessário fortalecer ainda mais o Conselho Municipal de Educação como um instrumento de participação popular com o propósito de extinguir as desigualdades no processo escolar. Segundo OLIVEIRA (2014), “os conselhos são espaços alternativos de discussão para a resolução de problemas que afetam a comunidade, onde se espera que as decisões sejam tomadas com base em um processo de discussão pública”.

Diante da exposição acima, pode-se afirmar que a legislação brasileira é dotada de amplo mecanismo com objetivos e, principalmente, a preocupação com relação à efetivação da Educação como um direito fundamental da criança e do adolescente. Portanto, é necessário que o Conselho Municipal de Educação seja um espaço de discussão, fiscalização e legitimação desse direito.

 

Dayana Julião e Araújo – Aluna da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL)

Waidd Francis de Oliveira – Professor da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL)

 

Compartilhar

Acesso Acadêmico

Tamanho texto
Contraste