Publicado em 15 de setembro de 2016
Tags: Biblioteca
A biblioteca da Faculdade de Direto de Conselheiro Lafaiete (FDCL) conta com um acervo bibliográfico com cerca de 15 mil obras, entre CDs, DVDs, obras clássicas de Direito, obras de referência, periódicos científicos e livros em várias áreas do direito. Esse valioso conjunto de obras passa por atualização semestral ou de acordo com a necessidade. Mas para melhorar sempre a qualidade, a biblioteca também recebe doações e doa as obras antigas para dar espaço às mais novas. Para o diretor-geral, professor Hamilton, a renovação é importante: “A FDCL está atenta a essa atualização, porque o Direito é uma área que está em constate evolução. Temos que acompanhar essas mudanças”.
Essas doações são, segundo a bibliotecária Sandra Mara Pinto, muito importantes. “É muito bom perceber que as pessoas estão se conscientizando da importância de doar livros e destiná-los a locais onde, sabidamente, eles serão bem aproveitados. O livro no Brasil é caro – isso é um fato! E quem compra tem apego, seja por amar aquele livro, a história, ou o autor. Mas ao longo desse tempo, como bibliotecária, encontramos pessoas dispostas a deixar seus livros para novos leitores”.
Ainda segundo a bibliotecária, não há uma frequência de doação: “Nós fazemos um levantamento e listamos todos os livros considerados desatualizados. Depois, repassamos essa listagem para o diretor de Ensino, que leva ao conhecimento e aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Somente depois, eles são doados para instituições de ensino, bibliotecas comunitárias, alunos ou reciclagem, dependendo do aproveitamento de cada obra”, pontua.
Sandra também incentiva a prática da doação consciente: “Pratique a doação consciente. A doação é um ato de amor e desprendimento; um grande exemplo de solidariedade que pode ser praticado por muitas pessoas. A doação de livros como meio de transmitir conhecimento ao outro, é muito importante para todos que irão usufruir das doações, pois trará satisfação, alegria, além de ajudar na evolução da sociedade acadêmica e da comunidade”.
A biblioteca Professor Raimundo Péricles de Oliveira funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h. Podem se cadastrar como usuários da biblioteca alunos regulamente matriculados, professores e funcionários da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete: “Os ex-alunos e público externo não têm direito aos empréstimos, mas poderão, mediante requerimento à Direção Geral, frequentar a biblioteca, subordinado aos procedimentos que lhes forem determinados pela bibliotecária da instituição”, explica Sandra. Trabalham na biblioteca as funcionárias Eliane Santos, no turno da manhã, e Maria de Jesus, Sandra e Alexsandra Domingos, no turno da noite.