Ainda no 4º período, aluno da FDCL é aprovado na OAB

Publicado em 08 de julho de 2016

Mesmo antes de chegar à metade curso, o aluno da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL), Denílson José de Assis, 49 anos, foi aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Cursando o 4º período, Denílson revela que foi a primeira vez que realizou o exame: “A prova de múltipla escolha foi difícil por envolver todo o conteúdo acadêmico, principalmente a parte processual, que não faz parte da grade da FDCL até o período que eu cursava na época, o 4º. Já na segunda fase, foi mais difícil saber de qual peça se tratava do que desenvolvê-la”. O diretor-geral, professor Hamilton Junqueira, parabenizou o acadêmico: “Ficamos muito orgulhosos com o seu resultado”.

Para o estudante, a FDCL foi o seu maior incentivo e fonte de confiança: “Os três períodos concluídos e o início de 4º, que eu estava cursando até as datas das provas, foram determinantes. Também busquei estudar com vídeos na internet, textos, livros adquiridos e, principalmente, orientação de alguns professores da FDCL, que me indicavam materiais específicos e explicavam sobre assuntos que eu desconhecia.”

O acadêmico realizou a primeira fase do Exame no dia 3 de abril e a segunda, no dia 29 de maio, em Belo Horizonte: “A maioria das pessoas tem como referência os índices de aprovação divulgados pela OAB e se esquecem de que outros fatores são determinantes no resultado, como o foco, a dedicação do aluno, a base acadêmica e a escolha de bons materiais de estudo. Apesar da grande esperança, sempre fica um suspense no ar. No momento em que eu olhei a lista dos aprovados e lá estava o meu nome, senti a maior alegria e sensação de objetivo alcançado”, conta.

Denílson ainda não se decidiu sobre o futuro profissional: “Pelo fato de não ter chegado ainda à metade do curso de Direito, tenho muito a aprender. É prematuro decidir sobre qual carreira pretendo seguir. Mas, até aqui, existe uma tendência para Promotoria ou Delegado de Polícia, este, devido a conhecimentos adquiridos”, afirmou o estudante, que também agradeceu a ajuda recebida: “Essa experiência foi de suma importância, pois me mostrou que estou no caminho certo e rodeado de profissionais que darão a sustentação necessária a uma carreira de sucesso. Deixo aqui os meus sinceros agradecimentos aos meus professores, que são também responsáveis por essa conquista”.

Conforme revela o professor e subcoordenador da OAB, Mauro Savino Filó, a faculdade recebeu a notícia da aprovação de Denílson com muita alegria: “Pelo que sei, até então, nenhum aluno tinha tentado fazer a prova estando no 4º período; apenas nos 7° e 8° períodos. A gente imagina que, nessa fase, o aluno ainda não tenha essa condição, mas, na verdade, ele tem. Inclusive, na segunda etapa, Denílson escolheu como prova prática o Direito Constitucional. Segundo relato do próprio aluno, três das quatro questões que caíram foram dadas já nos períodos iniciais”, afirma.

Segundo o professor Mauro, apesar da aprovação, Denílson terá que realizar outro exame da OAB quando estiver se formando: “Para a Ordem, somente pessoas no 9º e 10º períodos estão aptas a fazer a prova e se aprovadas ingressar em seus quadros. A vantagem em fazer a prova para treinar é conhecer a sistemática; é saber o tempo que se gasta para fazer as 80 questões na primeira fase e a forma como deve ser feita a segunda fase. Para possibilitar este preparo, na FDCL, nós já temos o simulado da OAB, que dá essa dimensão ao aluno”.

Ainda segundo o professor Mauro Filó, os resultados dos alunos da FDCL têm sido melhores a cada ano: “Isso acontece devido a tudo que a Faculdade tem feito. Houve mudanças na biblioteca, na qualificação dos professores e até no nível dos alunos, que já entram sabendo que precisam levar o curso muito a sério. Nossos professores mostram aos alunos que eles não estão aqui para passar, mas para aprender o Direito. No geral, é isso que a prova da ordem exige: um aluno formado

Compartilhar

Acesso Acadêmico

Tamanho texto
Contraste