Publicado em 12 de março de 2013
Tags: FDCL nas escolas
O projeto FDCL nas escolas retornou com força total para mais um semestre de ensino do mundo jurídico aos jovens estudantes de escolas publicas e particulares. Na manhã de sábado, dia 9, mais de 100 alunos de diversas turmas da escola municipal Napoleão Reis estiveram na Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete para participarem das disciplinas de História Política Brasileira e de Direito do Consumidor, com os professores Leonardo Lamonier e Polianna Santos.
As jovens do 3º ano, Christiane Fernanda do Nascimento, 16 anos, e Larissa Gonçalves de Miranda, 16 anos, fizeram a disciplina de Direito do Consumidor e aprovaram a aula da professora Polianna: “Achamos muito interessante. Nós aprendemos a reconhecer nossos direitos. Este conhecimento que estamos tendo aqui será muito útil em nossas vidas, porque saberemos nos defender. Conhecer a FDCL é bom para conhecer um pouco mais da profissão e ajudar na escolha do nosso futuro”, declararam.
á os alunos do 9º ano, Fábio Henrique dos Santos, de 15 anos, e Ana Carolina de Souza, 15 anos, participaram da aula História Política Brasileira. Fábio gostou de saber mais sobre o Direito: “O professor Leonardo explica de uma maneira fácil que a gente consegue compreender, também gostei de conhecer a FDCL e o Direito está até entre as minhas opções de profissão no futuro”, declarou. E Ana Carolina afirmou que se tiver oportunidade, fará as outras disciplinas do projeto.
Para o professor Leonardo, o projeto FDCL nas escolas dá bons resultados: “Ensino aos alunos como a política brasileira se desenvolveu ao longo dos anos após a independência até hoje, com foco maior nos dias atuais, discutindo questões importantes como democracia e participação política. O projeto contribui para a sociedade na medida em que primeiro, que os jovens vem aqui para a faculdade e passam a conhecer e ter um contato com uma instituição de ensino superior. E outra é que eles podem ter uma visão mais abrangente sobre questões que as vezes no ensino médio eles vêem de uma maneira menos profunda. Esse é um projeto que me motiva muito, eu acredito muito nele, porque é uma oportunidade que a FDCL tem de sair também para fora de seus muros e mostrar para a sociedade a que veio e dar a sua contribuição”, declarou.
A professora Polianna tenta dar uma visão prática na aplicação do direito do consumidor: “Para que os alunos sirvam como multiplicadores de conhecimento, e para que possam também aplicar no dia a dia. Ou seja, eu dou uma noção de quais são os direitos que o código de defesa apresenta e a forma concreta deles buscarem o cumprimento deste direito. Nós vivemos em uma sociedade de consumo em massa, todo mundo está inserido neste mercado e os jovens realmente aplicam isso na vida deles. A partir do momento que a gente sabe mais a gente se protege das violações dos nossos direitos”, concluiu.
O coordenador do Núcleo de Extensão e Pesquisa e também do projeto FDCL nas escolas, professor Waidd Francis de Oliveira, disse que o projeto confirma o compromisso da FDCL de contribuir para a formação dos jovens de Conselheiro Lafaiete e região e que espera a adesão de várias escolas ao longo de 2013.