Publicado em 10 de junho de 2022
Tags: OAB
Entrevista com a Ariane Maria Rezende, falando um pouco da sua trajetória até a aprovação.
Como foi a sua preparação para o Exame da OAB?
Me preparei para a primeira fase em dois meses, geralmente as pessoas nos indicam fazer várias questões, mas não segui esse conselho.
Bom, eu possuo desempenho maior assistindo vídeo aulas, então eu estudei dessa forma, onde obtive um resultado gratificante.
Optei por vídeos aulas onde corrigiam e explicava questões de provas anteriores, também assistir sobre assuntos e matérias que possuía pouco domínio.
Foquei nas matérias que que tinha mais questões.
Não estudei as matérias que tinha mais facilidade como direito do trabalho.
Foquei nas matérias que geralmente as pessoas deixam de lado por ter menos questões na prova, sabendo que muitas pessoas reprovam por 02 pontos, eu queria ir bem segura pra prova.
Na segunda fase eu foquei nas peças de maiores reincidências pois tinha pouco tempo, e o que me ajudou foi dominar o direito material da disciplina pois pude focar apenas nas peças em si, sem ter que estudar o direito material.
Quais foram as maiores dificuldades que você teve na sua preparação?
Sem duvida a maior dificuldade é controlar a ansiedade. A preparação é uma fase difícil, que poucos entende o turbilhão de sentimentos que passa dentro da gente e administrar a cobrança interna é muito complicado. Temos sentimentos de incapacidade, e realmente crises de ansiedades, mas que no final vencida a fase vale cada momento difícil que temos que superar.
Quais são os conselhos e dicas que você pode dar para quem está se preparando par ao Exame da OAB?
Acredito que o melhor conselho que poderia dar seria se conhecer, saber o que melhor funciona contigo, qual o método de estudo se adequa melhor a ti. Não existe uma forma correta já que não somos iguais.
Algo que fez total diferença na prova foi a minha vida como graduanda, sem dúvida fazer a graduação bem feita ajuda e muito na hora do exame pois apenas relembramos o que já sabemos, o que facilita muito na hora da preparação.
O quanto antes souber a disciplina que irá escolher para a segunda fase melhor, pois durante as aulas em sala é uma preparação e onde pode dar uma atenção a mais na matéria.
É algo que conseguimos realizar, e não precisa ter medo da prova, porque estudando vai conseguir, não é uma prova difícil, é uma prova que exige estudo apenas e todo mundo que se propõe a estudar é capaz de fazer e passar.