Publicado em 24 de julho de 2018
Tags: Capacitação, Capacitação de Conselheiros Municipais
A Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a FDCL, realizou pela primeira vez a capacitação dos Conselheiros Municipais na instituição. Foram realizados seis módulos, totalizando 18 horas, entre os meses de junho a julho. O objetivo foi proporcionar acesso ao conhecimento de conceitos e técnicas para melhor desempenho dos conselheiros no exercício de suas funções no controle social.
Membros dos Conselhos ligados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria de Cultura (Igualdade Racial), Conselho Governamental e Não Governamental e funcionários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social participaram da iniciativa. Os conteúdos apresentados foram a respeito da trajetória dos direitos fundamentais no Brasil, os recursos públicos, conselhos de direitos e garantias, princípios norteadores dos conselhos e articulação entre conselhos e a integração das ações.
Magna Cupertino Carvalho, Secretária de Desenvolvimento Social, afirma que: “A parceria foi extremamente rica e proveitosa. O convite foi aceito de prontidão pela FDCL. A intenção é dar continuidade `a capacitação e propiciar mais aprendizado e melhor atuação desses profissionais.”
Os Conselhos são uma espécie de organização, responsáveis por estreitar a relação entre o governo e a sociedade civil, o papel democrático na busca de soluções para os problemas sociais e em benefício da população. Robert Junior do Nascimento, Conselheiro Municipal da Juventude, disse: “Através da capacitação, vou ter a oportunidade de colocar toda teoria em prática a favor do cumprimento do nosso papel enquanto cidadão e enquanto conselheiro.”
A Dra. Liliale Ferrarezi Fagundes, Promotora de Justiça, titular da oitava Promotoria de Conselheiro Lafaiete e uma das palestrantes, acredita que o Conselho precisa atuar de forma mais eficiente e de maneira que possa entender melhor seu papel como tal. E disse: “Gostaria de fazer um convite `a sociedade: seja um conselheiro, participe desse processo político e seja mais ativo nas decisões do município.”