Debate promove reflexão entre os participantes

Publicado em 10 de novembro de 2018

No dia 07 de novembro, foi realizado uma roda de conversa promovida pelo projeto de Pesquisa e Extensão – Igualdade Étnico-Racial da FDCL. O tema principal se deu a respeito das dificuldades de implementação de políticas públicas na promoção da igualdade racial, além da dificuldade de aceitação de ser mulher negra, em uma sociedade machista.

A participante Maria Aparecida Rocha, técnica em secretariado e assessoria afirma: “O debate é sempre muito importante para o fortalecimento da nossa causa, principalmente porque estamos vivendo um período de muita intolerância. Ainda há muita polêmica quando tratamos do tema cotas raciais, as pessoas tem dificuldade de entender que não é privilégio ou incapacidade, e sim reparação de direito que nos foi negado desde a abolição. Esses momentos ajudam a desmistificar algumas questões relacionadas ao povo negro e dizer que queremos igualdade de oportunidades”.

Para a aluna Karoliny Emanuely Matosinhos, 2°período AM: “O debate foi enriquecedor, pois fui convidada para compor a mesa. Por conta disso, me senti honrada. A importância de se participar nesses debates, não se agrega apenas no âmbito profissional, mas também pessoal. Como futura operadora do Direito, sinto-me com mais sensibilidade para lidar com casos desse assunto”.

O projeto foi criado em 2012, com objetivo de pesquisar a influência da pessoa negra no desenvolvimento da região, aprofundar a discussão sobre a naturalidade e a necessidade da Igualdade Racial e conscientizar a sociedade de forma permanente por meio de informativos, workshop, panfletos e palestras. Difundir o multiculturalismo existente no país.

O coordenador de curso e professor Waidd Francis de Oliveira aponta a importância do projeto na instituição: “É necessário o fomento ao debate, que caminha junto com a necessidade de provocarmos uma reflexão dos alunos diante de uma sociedade em constante movimento como a nossa. O mais importante é mantermos de forma continuada esse tipo de discussão. Pretendemos logo no início do próximo semestre proporcionar uma nova discussão”.

Compartilhar

Acesso Acadêmico

Tamanho texto
Contraste