Direito na prática

Publicado em 22 de junho de 2018

O estágio acadêmico é a oportunidade de ter contato com a realidade do mercado de trabalho e de dialogar com profissionais qualificados. O núcleo de Prática Jurídica (NPJ), setor da FDCL, busca aprimorar o conhecimento adquirido dentro da sala de aula através da vivência em atividades do meio jurídico.

Alunos a partir do 7º período devem obrigatoriamente cumprir o estágio no NPJ, de acordo com a matriz curricular do curso. A aluna Lorena Mendonça, estudante de Direito do 9º período, afirma que teve a oportunidade de desempenhar petições e atuar em audiências relativas a ações de divórcio e alimentos, ao lado de profissionais experientes da área. Sua atuação ocorreu em dois módulos de 90 horas cada. A estudante acrescenta: “O NPJ foi a oportunidade de exercer a advocacia na prática.”

A professora Patrícia Pereira, Coordenadora do Núcleo, aponta que as causas mais recorrentes são na área de Direito Civil, mais especificamente Direito de Família. Segundo ela: “Os alunos têm uma visão ampla do exercício da advocacia e, ao mesmo tempo, uma percepção das reais necessidades da comunidade, o que possibilita um alcance maior no entendimento da função do profissional do direito diante da sociedade.”

Castro Alves, aluno do 8º período, está apenas há três dias estagiando no núcleo e conta que já participou de um atendimento supervisionado pelo seu Professor Orientador. Ele declarou que “em pouco tempo já percebo como essa experiência no NPJ é fundamental para a minha carreira”.

O NPJ presta serviços de consultoria e assistência jurídica a pessoas em vulnerabilidade socioeconômica. Interessados passam por uma triagem para verificação de dados econômicos e disponibilidade de vagas.

Saiba mais:

O núcleo se localiza na Rua Comendador Lalão, 59, Centro – Conselheiro Lafaiete. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira de 08:00 às 18:00.  Informações pelo telefone (31) 3763 – 8077.

Compartilhar

Acesso Acadêmico

Tamanho texto
Contraste