Publicado em 04 de maio de 2020
O ano de 2020 é marcado por muita comemoração, afinal, a Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete completa 50 anos de história. Ao longo de todos esses anos, a nossa querida FDCL foi marcada por formar diversos profissionais de renome na área do Direito e por ter influenciado tantas outras pessoas com seus projetos e ações voltadas para toda a cidade.
Na série especial “50 Anos” de hoje, você acompanha a entrevista com o Dr. Victor Bernardino Prado. Com 76 anos, ele atua até os dias de hoje como advogado na cidade e sua imensa paixão pela área influenciou toda a família a seguir o mesmo caminho: se formar na FDCL.
FDCL – Em que ano o Senhor ingressou na Faculdade de Direito? E por que escolheu a profissão?
Dr. Victor – Ingressei no ano de 1977, frequentei até meados desse ano e, por motivos alheios, retomei à FDCL no ano seguinte e conclui a graduação em direito. Sempre AMEI, como até hoje, ser defensor e advogado para ajudar os meus amigos e pessoas mais carentes, dentro do conceito do Direito e da Justiça! Tanto é que atuo até os dias de hoje por amar demais a minha profissão, embora pudesse seguir outras!
FDCL – O que o Senhor lembra da Faculdade quando cursava a graduação e o que pode notar de diferença para os dias atuais?
Dr. Victor – A faculdade funcionava na parte de cima da cidade, onde hoje é uma secretaria da Prefeitura Municipal. O prédio era histórico e mais velho, mas cheio de carinho e esperança. Tenho muito orgulho daquelas instalações. Faz parte da minha história de vida e da minha linda profissão!
As instalações atuais são muito mais confortáveis e muito mais notadas, porém o amor e carinho para com os alunos é o mesmo! Os professores daquela época e os de agora lecionam com muito amor. Tive ótimos e carinhosos professores que marcaram a minha vida.
FDCL – Quais foram os momentos que mais te marcaram durante sua graduação na FDCL?
Dr. Victor – Todos os momentos nela vividos marcaram muito e guardo na memória com muito carinho. Mas o que marcou mais a minha vida e recordo sempre com muita emoção foi a minha formatura. A solenidade ocorreu no antigo e extinto Sine Regina. Foi um momento muito importante para mim e para minha família.
FDCL – O Senhor seguiu os estudos na Faculdade após a graduação?
Dr. Victor – Na época não tínhamos as mesmas oportunidades para outros cursos, mas com os ensinamentos que lá recebi procurei me ilustrar mais na profissão e consegui, graças a Deus, romper como um profissional habilidoso e ser humano exemplar.
FDCL – Sua família, por influência sua, também seguiu a graduação em Direito na Instituição?
Dr. Victor – Todos os meus quatro filhos seguiram o caminho do Direito e estudaram na FDCL. Marcelo, hoje Delegado na cidade de Ouro Branco; André César, Caroline e Poliana, esposa do Delegado Federal Dr. Humberto Brandão. E meus netos e sobrinhos também seguiram o caminho do Direito. Hoje, quando vejo que eles seguiram a carreira por influência minha, tenho uma emoção muito grande e profunda.
FDCL – Define o que é a Faculdade de Direito para você em uma frase.
Dr. Victor – Um marco de alegria e esperança que Deus colocou em minha vida e na vida dos meus filhos!
FDCL – E para finalizar, quais são suas considerações sobre as comemorações de 50 anos da FDCL?
Dr. Victor – Todas as homenagens que fizerem para a FDCL serão poucas para definir o que ela representa para mim e por todos os méritos que ela merece e vai sempre merecer muito mais!
Quero agradecer à Direção da Faculdade a oportunidade de poder me expressar e falar desta Instituição Maravilha de Ensino Superior que formou ao longo desses 50 anos e por muito mais anos ainda formará profissionais exímios.