FDCL 50 ANOS – TRINTA ANOS EXERCENDO O AMOR PELO DIREITO

Publicado em 11 de dezembro de 2020

Ao longo de 2020, foram contadas as histórias que renomados profissionais da área do Direito, Professores e funcionários têm com a FDCL. E por meio deles, foi destacado um pouco mais das importantes conquistas que a Faculdade obteve ao longo dos seus 50 anos.

Encerrando a série de entrevistas especiais, hoje, quem conta sua ligação com a Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete é o Advogado Criminalista, Dr. Silvio Lopes de Almeida Neto. Na próxima semana ele completa 30 anos de formado e fala com emoção sobre o período de graduação e como a FDCL o influencia até os dias atuais nas tomadas de decisões no âmbito profissional.

FDCL: Quando você ingressou na Faculdade de Direito e porque escolheu o curso?

Dr. Silvio: Ingressei na honrada Faculdade de Direito em 1987. Escolhi a opção do direito, tendo em vista que meu avô e meu pai Silvio Lopes de Almeida Júnior, a despeito de serem homens simples, me mostraram através da leitura do Jornal Estado de Minas que ler é importante. Dona Marília, minha professora no primeiro ano primário, no saudoso Grupo Lopes Franco, na Vila Carijós, me presenteou com o livro a Lebre e a Tartaruga. A partir daí, me apaixonei pela literatura. Pouco tempo depois, ainda contando com 12 anos de idade, tive a oportunidade de assistir a um filme chamado 12 Homens e Uma Sentença (versão preto e branco, cujo ator principal era Henry Fonda) que ainda na minha inocência, compreendi a importância da defesa. No mais, na minha infância era aficcionado pelos filmes de faroeste, onde os nativos norte-americanos eram massacrados pelos colonizadores. Nas minhas brincadeiras solitárias, lá na Vila Carijós, eu brincava sozinho e, parafraseando Carlos Drummond de Andrade “eu sozinho menino entre mangueiras, lia a história de Robinson Crusoé”. A partir daí, eu entendi que os menos favorecidos mereciam Justiça, pelo que, na minha inocência, eles sempre ganhavam dos casacos azuis. Desta feita, daquele sonho infantil, nasceu a ideia, ainda tenra, de defender os menos favorecidos. Nascia ali o advogado de defesa.

A opção pela FDCL, veio da ideia de sonhador, em valorizar a faculdade do meu torrão natal e principalmente pelos brilhantes profissionais que ela já havia revelado àquele tempo. Nesse viés, lá me ingressei, e me sinto honrado de ter me formado na nossa faculdade.

FDCL: Como era a FDCL durante a sua graduação? E o que nota de diferença para os dias atuais?

Dr. Silvio: Quando do meu ingresso na amada FDCL, ela se situava na Praça Barão de Queluz e posso dizer que, a despeito da simplicidade, foi o panteão de grandes juristas. Abro mão e peço vênia aos que por vezes estarei omitindo, sejam eles: Dr. José Aluísio Neves da Silva, Dr. Willian Dias de Faria, Dr. Hamilton Junqueira, Dr. Elsino Gomes Peixoto, dentre tantos outros.

Graças ao Grande Arquiteto do Universo, proferi palestras no âmbito do direito penal. E outras oportunidades, ministrei algumas aulas em substituição ao grande mestre Dr. José Aluísio Neves da Silva, com muita honra.

Primeiro, há de se destacar que os tempos são outros. Naqueles tempos, ainda não contávamos com a tecnologia. O que me faz “orgulhoso” da FDCL é que, ela não se estagnou no tempo. O espaço físico é outro, a tecnologia adentrou ao seu espaço e hoje seus alunos contam com tecnologia de ponta, estabelecendo o marco divisório e colocando a FDCL entre as melhores de Minas Gerais, quiçá do Brasil.

FDCL: Quais foram os momentos que mais lhe marcaram durante a graduação?

Dr. Silvio: Posso destacar, sem sombra de qualquer resquício e sem menoscabo de qualquer dos mestres que contribuíram para a minha formação jurídica, as aulas ministradas pelo saudoso e grande mestre Dr. Rui Penna; pelo Dr. José Aluísio Neves da Silva; pelo Dr. Arnaldo Penna, Dr. Dimas Penna e o Dr. Antônio Vicente Vieira. Foram momentos dos quais eu entendi que o meu caminho deveria ser, primeiro, advogado, segundo advogado criminalista.

FDCL: Pessoas próximas a você seguiram os estudos na FDCL por influência sua?

Dr. Silvio: Essa pergunta me é a mais especial, e digo o motivo.  Em algum dia, “na curva do rio”, um grande mestre escreveu: “sinta orgulho da tua profissão, de tal sorte que se teu filho te perguntares qual profissão a seguir ou se lhe disser quero ser advogado, sintas orgulho”. É com especial emoção, que meu filho Franklin Eduardo dos Santos Lopes de Almeida, ainda cursando o 2°grau, disse a seu velho pai que cursaria a faculdade de direito. As lágrimas vieram-me aos olhos e eu me senti agraciado por Deus pela escolha que ele fez. Com certeza, agora, o Lucas Miranda Silveira Lopes de Almeida, que estará à luz do mundo, também me dará a felicidade quando me disser que irá cursar a faculdade direito, e será na FDCL. Ao final de tudo, resta-me a certeza de que o Franklin optou pela FDCL, tanto quanto o Lucas optará. Foi, é e será a faculdade amada e referência em ensino de qualidade para toda minha família.

FDCL: Como a Faculdade influenciou na escolha da sua carreira e/ou na tomada de suas decisões no âmbito profissional?

Dr. Silvio: Influenciou desde o instante maravilhoso na minha vida, no qual eu me vi aprovado no vestibular. A partir daquele ponto, entendi que o direito ministrado pela minha amada faculdade era o meu caminho. Segui a minha estrada exclusivamente na advocacia criminal, e aqui abro aspas que nunca servi a dois senhores, fui sempre advogado de defesa, vou morrer advogado de defesa, ainda que contra tudo e contra toda opinião. Quanto à tomada de posição, ela já está firmada na frase anterior que narrei. Chegado o tempo final, direi: me formei em direito, na FDCL, fui advogado de defesa e me entregarei ao criador como advogado de defesa, pautado sempre pela ética, honestidade e profissionalismo.

FDCL: Para finalizar, quais são suas considerações finais sobre os cinquenta anos da instituição?

Dr. Silvio: Ouso dizer, se me permitem os mais cultos, os mais sábios, que a FDCL trouxe à Conselheiro Lafaiete a oportunidade para aqueles que eram amantes do direito estudarem e se formarem nessa profissão tão honrada. Completo, agora dia 15 de dezembro de 2020, 30 anos de advocacia criminal, exclusivamente. Foi a minha direção, o meu norte e o meu caminho. Muito obrigado a todos aqueles mestres que tive muito obrigado à FDCL na qual me formei, tendo em vista que ela me proporcionou formar meu filho e manter-me exclusivamente a expensas da advocacia. FDCL muito obrigado por tudo, e parabéns!

 

Compartilhar

Acesso Acadêmico

Tamanho texto
Contraste