Publicado em 26 de março de 2018
Tags: OAB
Na última edição do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realizada em 19 de novembro do ano passado (primeira etapa) e 21 de janeiro deste ano (segunda etapa), a Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL) obteve um número expressivo de aprovados, entre alunos e ex-alunos. O resultado foi divulgado no dia seis de março, no portal da OAB. A aprovação no exame é condição obrigatória para exercer a advocacia no país.
Em mensagem aos aprovados, O Diretor-Geral da FDCL, Cirley José Henriques, desejou que todos tenham um próspero futuro na advocacia. Ele conta ter ficado contente com o desempenho alcançado pela FDCL, mas afirma que a intenção é que um número cada vez maior de alunos consigam passar na prova da OAB.
De acordo com o responsável pela área de Enade e OAB na FDCL, professor Mateus de Moura Ferreira, para este semestre, a faculdade implantará cursos de nivelamento, monitoria e grupo de estudos, com o objetivo de reforçar a aprendizagem dos conteúdos ensinados em sala de aula. Acredita-se que essas ações também possam contribuir para uma melhor preparação dos alunos para os próximos exames da OAB, revela.
OS APROVADOS
A aluna da FDCL, Paloma Caroline dos Santos Gomes, de 22 anos, conseguiu a tão sonhada aprovação no exame da OAB quando ainda cursava o nono período. Ela afirma que fez a prova por curiosidade e que, para sua surpresa, acabou passando na primeira etapa. Então, para a segunda fase, ela decidiu se dedicar ao máximo. Paloma conta que reservou de dez a doze horas de seus dias ao estudo. Depois de tanto empenho, o resultado não poderia ser outro: de dez pontos, Paloma fez um total de 9,75 na segunda fase.
No percurso de busca pela aprovação, surgiram muitas dificuldades e desafios. Paloma relata que durante a preparação, sentiu medo, angústia , tristeza e muita ansiedade: “ tinha dias que eu chorava quando via o tanto de coisa que precisava estudar. Eu ficava com dor no corpo, tinha vontade de desistir. Esse misto de sensações acaba prejudicando muito na hora da preparação.” Para quem ainda vai prestar o exame, Paloma aconselha: “a dica que eu dou é jamais desistir, é tentar controlar a ansiedade e deixar o pessimismo de lado. Nada de pensar que não vai conseguir, que não está preparado, que não vai fazer o exame. Só não passa quem desiste.”
O ex-aluno da FDCL, Roni Adriano de Oliveira, de 46 anos, passou no exame da OAB na segunda tentativa. Ele conta que, quando chegou a notícia da aprovação, chorou muito, porque foi a realização de um sonho. O ex-aluno afirma que a FDCL teve um papel importante na etapa de preparação para a prova. Segundo ele, o conhecimento adquirido durante o curso contribuiu para a sua aprovação.
Roni revela que para ter sucesso no exame, é preciso “ter muito foco, força de vontade e dedicação. Na hora da prova, é necessário ter muita calma e saber administrar o tempo da melhor forma possível. No caso de não passar de primeira, nunca desista, pois uma hora a aprovação irá acontecer.” Roni diz que pretende seguir carreira na advocacia, inclusive, já abriu um escritório em parceria com alguns amigos.