FDCL informa o falecimento do nosso Vice-Diretor, o Prof. Guilherme Boelsums

Publicado em 06 de maio de 2022

Com imenso pesar, comunicamos o falecimento de nosso Vice-Diretor, o Prof. Guilherme Boelsums. Pessoa alegre e amigo de todos, ele deixará uma imensa saudade.

A FDCL decretou luto oficial e fechará as portas às 12h00. As atividades de hoje (sexta-feira) e amanhã (sábado) estão canceladas e nossas bandeiras foram postas a meio-mastro. Nossos corações e mentes estão integralmente com todos os familiares e amigos do nosso querido Prof. Guilherme, que tanto fez por nossa instituição e nossa cidade.

Dr. Guilherme era uma referência no mundo jurídico lafaietense. Pessoa amável e de prosa cativante, conseguia cumprir fielmente o juramento a que se comprometeu: “acreditar no Direito como a melhor forma para a convivência humana, fazendo da justiça o meio de combater a violência e de socorrer aos que dela precisarem, servindo a todo ser humano, sem distinção de classe social ou poder aquisitivo, buscando a paz como resultado final […]”.

Formado pela FDCL em 1979, foi admitido como professor em 1996, lecionando as disciplinas de Teoria Geral do Processo (TGP), Processo Civil, Ética Profissional (Estatuto da OAB), entre outras. No Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), atuou como professor-orientador, subcoordenador e, finalmente, coordenador, no ano de 2021. Também em 2021 assumiu a vice-direção da FDCL, além da presidência do Conselho de Administração (CAD) da mesma Instituição.

Na Ordem dos Advogados do Brasil, também teve brilhante trajetória. Em 1978, foi estagiário na Ordem, tendo sua inscrição efetivada em 1981. Em 1995, foi eleito conselheiro efetivo para o triênio 1995-1997. De 1998 a 2000, foi eleito para o Conselho Seccional. De 2001 a 2003, foi eleito conselheiro seccional suplente. Em 2001, foi nomeado para compor a Comissão de Seleção e Prerrogativa da OAB/MG. Já no período entre 2004 e 2009, foi vice-presidente da 2ª Subseção de Conselheiro Lafaiete. Em 2008, foi nomeado membro da banca fiscalizadora do Exame de Ordem. Entre 2010 e 2012, foi nomeado vice-presidente da 2ª Subseção de Conselheiro Lafaiete. Entre 2013 e 2021, foi eleito presidente da 2ª Subseção de Conselheiro Lafaiete. No ano de 2022, atuou como vice-presidente da 2ª Subseção de Conselheiro Lafaiete.

Muito querido entre a comunidade acadêmica, Guilherme Boelsums deixou saudades e um legado de amizade, respeito à educação e ao Direito.

 

Tharley Rodrigues, disse: “Falar do professor Guilherme é uma missão muito complicada. Convivi com ele nos últimos anos, de forma muito intensa. Ele me adotou como filho de profissão, e é justamente isso que ele representa para mim: um pai. Um pai cuidadoso, zeloso, atencioso, generoso, caridoso, enfim, um ser incrível. É difícil descrever o que o professor Guilherme representa para mim, mas vejo nele a fonte de todo meu aprendizado acadêmico. Meu eterno professor, meu eterno pai”, completou.

_____________________________________________

Para a professora Julieth Matosinhos, “dr. Guilherme sempre será mais do que uma referência profissional. Apesar do papel fundamental em minha trajetória acadêmica e também profissional, como professor, orientador de estágio e colega de profissão (na advocacia e na docência), posso dizer que seus ensinamentos não se restringiram apenas às aulas de ética, na elaboração de petições ou em atendimentos no NPJ. Com certeza, Dr. Guilherme foi mesmo um exemplo como advogado, presidente da OAB, professor, vice-diretor da FDCL. Todavia, para além de todas estas funções que exercia com maestria, sempre o admirei pelo exemplo de ser humano, pela sua humanidade, humildade, empatia, respeito ao próximo e pelo seu jeito alegre e leve de viver a vida! Para mim, de uma forma especial, foi um amigo e, às vezes, parecia um pai, aconselhando-me e com quem eu compartilhava conquistas e desafios. Como ele era sábio! Seus ensinamentos ficarão eternizados em minha vida, pois ‘não morre quem vive em nossos corações’!”

_____________________________________________

A professora Jaíne Ank também lembrou com carinho do mestre e amigo: “Eu tive a sorte de estar presente no primeiro dia do professor Guilherme no atual NPJ e assim fui uma de suas primeiras estagiárias na FDCL. Ele estava sempre presente, disponível, pronto para auxiliar os alunos e os clientes, sem medir esforços. Depois fui sua colega em nossa especialização em Processo Civil, em que, de professor admirado, passou a colega de atribulações acadêmicas. A seguir, e por mais de 20 anos, fui sua colega trabalho na FDCL e em especial no Núcleo de Prática Jurídica, cuja paixão sempre nos aproximou, mesmo quando divergíamos. Guilherme sempre esteve com o sorriso no rosto e os braços abertos, seja nos momentos de descontração, que ele melhor que ninguém sabia promover, seja durante os momentos de incertezas ou em qualquer intempérie que se apresentasse. Guilherme foi o professor que ensinava sem impor, permitindo que o aluno traçasse seu caminho com a segurança de ter o mestre/amigo ao lado. O colega que respeitava, oferecia e valorizava a lealdade. Quantos exemplos ele nos deixou! Por tudo isso, desejo que possamos, todos, alunos, professores e colegas, honrar seu legado.”

_____________________________________________

O professor Mauro Filó ressaltou: “Para mim, o professor Guilherme Boelsums foi um exemplo vivo de boas qualidades que o ser humano teria que ter, seja na vida pessoal ou na vida profissional. Exemplo de bom pai e marido, refletia a honradez no dia a dia de seu trabalho junto à FDCL. O conhecimento profundo das matérias que lecionava, somado à afabilidade no trato, conquistava o respeito e admiração de todos os alunos, professores e colaboradores com quem convivia. O professor Guilherme será sempre uma inspiração para mim.”

_____________________________________________

João Paulo Matosinhos, que também trabalhava diretamente com Guilherme, declarou: “Dr. Guilherme deixa o exemplo de uma atuação pautada na ética, honestidade e humildade. Serei eternamente grato pela sua presença em minha trajetória acadêmica e profissional. Tive a oportunidade de tê-lo como professor e, nos últimos meses, a honra de conviver, diariamente, ao lado de um profissional e de um ser humano incomparável. Quantas lembranças boas, risadas, experiências e ensinamentos compartilhados, que guardarei eternamente em minha memória”, finalizou.

_____________________________________________

 

Prof. Patricia Pereira também diz que “no momento, ainda incrédula com sua partida, ao falar sobre o Professor Guilherme meu coração se enche de saudade e ao mesmo tempo de agradecimento a Deus pela oportunidade e privilégio de ter com ele convivido. Durante a graduação foi meu professor com quem muito aprendi teorias e posteriormente, em estágio e em atividade profissional no NPJ, a colocar em prática as lições da sala de aula. Compartilhamos experiências inesquecíveis na docência.

Com extrema boa vontade ele sempre esteve pronto a doar seu tempo e seu conhecimento jurídico para ajudar a quem precisasse. Durante anos de convivência a presença do Guilherme se tornou marcante, dentro e fora do ambiente profissional. Pessoa de alma leve, bom humor constante e contagiante, o que não se contrapunha à seriedade com a qual tratava de todos os assuntos.

A generosidade e disposição para compartilhar experiências, para auxiliar, para ouvir sempre foi o traço marcante de sua personalidade. Meu eterno professor, meu companheiro de trabalho, meu amigo. Sua presença física se foi, mas ficaram seus ensinamentos e a boa lembrança da convivência sincera que sempre tivemos. O céu está em festa! Guilherme Boelsums chegou! Com seu peculiar bom humor, inventivo, seu sorriso franco, suas piadas, com seu coração sincero e amigo. Gratidão e saudade, são os sentimentos que ficam.”

_____________________________________________

 

Cirley José Henriques, professor e Diretor-Geral, termina com a seguinte declaração: “Tive a honra de ter dr. Guilherme como meu professor. Em seguida, tornou-se meu companheiro de docência e, por fim, vice-diretor, em minha gestão à frente da FDCL. Em todos esses momentos, sempre foi uma figura amável, companheiro leal e exemplo de ser humano.

Certamente, fará muita falta para todos os que conviveram com ele. Fica uma saudade imensa, além das boas lembranças”.

 

 

Compartilhar

Acesso Acadêmico

Tamanho texto
Contraste