Publicado em 09 de outubro de 2012
Tags: Viva Nascente
Uma caminhada de 6 km em um caminho cercado de belezas naturais. Assim começou o dia dos alunos da escola estadual Doutor Antônio Nogueira Rezende e de professores e alunos da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL). Na manhã do sábado, dia 29/09, eles foram conhecer a nascente do rio Bananeiras, no distrito de Buarque de Macedo. O passeio faz parte do projeto Viva Nascente da FDCL, que é dividido em duas partes, um dia de aula na Faculdade e um dia de visita técnica.
De acordo, com o professor Cirley José Henriques o projeto é uma oportunidade de conscientizar os jovens sobre a importância do Meio Ambiente: “No dia 15/09, tivemos a primeira aula do Viva Nascente. Os alunos da escola estadual estiveram na FDCL e aprenderam um pouco mais sobre Direito Ambiental. Já no dia 29/09 fomos conhecer a nascente do Rio Bananeiras. A visita foi tão interessante que alunos da própria FDCL se interessaram e foram também. Agora pretendemos ampliar o projeto através de parcerias e levar mais pessoas até Buarque de Macedo”, explicou.
Para a diretora da escola, Shirley Aparecida Peixoto Barreto, os alunos são muito participativos e estão gostando muito: “A parceria entre a escola e a FDCL surgiu por meio do presidente da Associação, que apresentou o projeto junto com o professor Waidd. Nós achamos a oportunidade ótima, então nada melhor que fomentar um projeto deste em Buarque de Macedo onde fica a nascente. Agradeço a parceria que proporcionou mais conhecimento para os nossos alunos”.
Já o presidente da associação comunitária do distrito de Buarque de Macedo, Marcelo Vani Lopes da Silva, conta que a pareceria entre a comunidade e a Faculdade já tem três anos: “A FDCL já realizou por duas vezes o mutirão de conciliação e justiça em Buarque. Eu e o professor Waidd conversamos e pensamos em um projeto para aproveitar esse potencial ambiental que temos: a nascente do Bananeiras. Então decidimos fazer esse projeto de conscientização ambiental. Nossa parceria com a FDCL com certeza traz bons frutos”, considerou.
Participação dos alunos
O grande número de jovens interessados pelo projeto também foi um motivo de comemoração. Para a aluna do 8º ano, Amanda Tedesco Simões Rodrigues, 13 anos, o tema é muito interessante: “O professor Cirley abordou alguns temas como lixão e a construção de aterro sanitário. É muito legal a forma como o projeto foi dividido primeiro vamos à FDCL para termos uma aula e depois visitamos à nascente do Rio Bananeiras. Ela fica em Buarque mesmo, mas eu não conhecia”.
Também do 8º anos, Larissa Maria Fernandes Martins, 13 anos, afirma que assunto meio ambiente é muito importante: “Foi a diretora que nos falou do projeto e a turma inteira se interessou. Gostei muito da aula do professor Cirley ele explica de uma forma bem fácil. Gostei muito também de conhecer a faculdade”.
O coordenador do Núcleo de Extensão e Pesquisa (NEP), professor Waidd Francis de Oliveira, explicou que o projeto “Viva Nascente” tem por objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da preservação das nascentes, dentre outras questões ambientais, como a destinação correta do lixo. O Curso terá carga horária de 8h, sendo 4h de aulas teóricas realizadas na FDCL e 4h realizadas no distrito de Buarque de Macedo, por meio de visita à nascente do Rio Bananeiras. O professor explicou ainda que posteriormente outras nascentes serão visitadas. As escolas interessadas em participar do projeto devem entrar em contato com o NEP, pelos telefones 3769 1919 ou 8634 1240, ou pelo endereço eletrônico nepfdcl@gmail.com.