Mas não foram só os alunos que gostaram do projeto, os professores também se dedicaram em passar seus ensinamento. Anna Cláudia Diamantino é a responsável pela disciplina “Direito do Consumidor” e afirma que o projeto está sendo um sucesso: “Os alunos vem com grandes expectativas. São muito educados e estão realmente abertos ao conhecimento. O FDCL nas escolas é de grande relevância. Como educadora eu me sinto muito bem”.
Já a professora Valéria Arruda Dutra, que dá a disciplina “Direito do Cidadão” explica que em sua aula são ministradas noções gerais de ética, filosofia política, cidadania e direitos fundamentais: “O projeto FDCL nas escolas é uma incitativa da Faculdade de Direito que tem por objetivo aproximar a instituição das escolas e da comunidade, levando conhecimento aos alunos do ensino médio”.
Responsável pela disciplina “História Política Brasileira”, o professor Leonardo Alves Lamounier aprova a iniciativa da FDCL: “O curso é uma oportunidade para conhecermos um pouco mais sobre os jovens e o que eles pensam da política e da importância dela para o futuro deles. É uma experiência muito boa pra mim, pois me permite reciclar conhecimento, transmitir o que aprendi para um público diferente e aprender com os jovens”.
O saldo foi positivo. Neste semestre, 8 turmas passaram pela Faculdade de Direito e puderam aprender mais sobre “História Política Brasileira”, “Direito do Consumidor” e “Direito do Cidadão”. Para o coordenador, professor Waidd Francis Oliveira, o projeto foi além do esperado: “Chegamos a alcançar educandários da região, como no caso da escola Levindo Costa Carvalho, de Ouro Branco”, contou.
No próximo semestre, o projeto que tem como objetivo oferecer cursos gratuitos aos alunos que estejam cursando o ensino médio, voltará com força total. As aulas são ministradas na própria Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, aos sábados, na parte da manhã. Terminado o curso, os alunos concluintes recebem um certificado de participação. As escolas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato pelo telefone (31) 3769-1919 ou pelo e-mail: nepfdcl@gmail.com