FDCL participa de Semana do Meio Ambiente

Publicado em 24 de junho de 2016

A Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL), parceira do Movimento das Águas, contribuiu para a realização da Semana do Meio Ambiente. Foram promovidas diversas atividades, que culminaram com um grande evento de encerramento realizado na praça Pimentel Duarte, em frente a rodoviária de Lafaiete. No sábado, 4 de junho. Os diversos parceiros mostraram um pouco do seu trabalho nos estandes. A FDCL apresentou dois projetos o “Viva Nascente” e o “Dois pesos, uma medida: igualdade de gênero”.

Entrevistado pelas pesquisadoras do Viva Nascente, Nayara e Tayná, o senhor Cláudio Barbosa de Paula falou sobre a importância da prevenção do mosquito da dengue: “Muita gente se preocupa só quando está doente, mas o problema não é a pessoa infectada, e sim, o mosquito. Essas campanhas ensinam a prevenir as doenças”. O diretor-geral professor Hamilton Junqueira apoiou o trabalho: “Ficamos felizes em poder participar de eventos que sejam importantes para o futuro de todos nós”.

Membro do Movimento das Águas, Ana Paula Rodrigues Pereira, contou como foi à semana de eventos: “Nós tivemos palestras técnicas, caminhada ecológica e dois encontros no parque florestal Eurico Figueiredo. Nós levamos até lá os idosos do asilo e algumas crianças do Lar de Maria. Eles tiveram atividades lúdicas ambientais e brincadeiras. Agora, estamos encerrando com esse grande evento, com stands de parceiros. Nossos eventos são abertos, porque queremos conscientizar as pessoas para que elas tenham uma mudança de comportamento com relação à água, que é um recuso finito e essencial para a vida”, informa.

Quem também concorda com a opinião é a representante da Copasa, Lilian Resende da Silva: “A importância do Movimento das Águas é o trabalho na coletividade. Nós acreditamos que a responsabilidade de cada um é a única maneira de conseguir com que todos se mobilizem. Uma reflexão que todos nós devemos fazer é: pensar nas questões ambientais como uma teia e que somos os fios dela. Então é o que cada um pode fazer pelo meio ambiente”.

Presente no evento, o poeta Arnaldo do Nascimento Santos: “Nasci em Cristiano Otoni e hoje moro no Rio de Janeiro. Em Cristiano tem a nascente do Rio Paraopeba, que é um dos afluentes do São Francisco. Meu trabalho é divulgar onde está localizada, porque muitas pessoas não sabem. Quando criança a gente nadava, pescava e hoje o rio se tornou um esgoto, está em estado deplorável. Com isso me veio a vontade de poder cuidar dele. Fiz um projeto e mandei para a prefeitura. Ele foi aprovado e no dia 18 de maio é o dia de mobilização para cuidar do Rio Paraopeba. Também fiz uns versos sobre o rio. O dia do meio ambiente é muito importante e por isso temos que lembrar dele”, afirma.

A Polícia Militar Ambiental também participou: “Estamos cumprindo uma programação de comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Com as parcerias mostramos a importância da preservação do meio ambiente. Nós trouxemos animais vitimados em rodovias, e quando temos a oportunidade recolhermos e empalhamos. Com esse material mostramos a importância da preservação”, contou o sargento Lima.

Compartilhar

Acesso Acadêmico

Tamanho texto
Contraste