Influências que passam por gerações

Publicado em 31 de janeiro de 2022

Com certeza, você já ouviu falar que nossas primeiras influências vêm do ambiente familiar. É lá que os bons exemplos e as virtudes de um bom cidadão são repassados de geração em geração, formando indivíduos preparados para o mundo. A escolha da formação profissional também pode estar ligada diretamente às experiências vivenciadas, antes de tudo, dentro de casa.

E foi justamente por meio destas vivências e influências que os irmãos Carla e Sérgio Milagre decidiram por cursar Direito, mais precisamente, estudar na Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete. Aliás, toda a família seguiu carreira jurídica. Dr. Sérgio Luiz Milagre é Delegado de Polícia aposentado, irmão da Dra. Carla Milagre (advogada) e pai de Sérgio Milagre Júnior (Policial Civil, Professor e Coordenador de Curso da FDCL).

Os irmãos Sérgio e Carla concederam uma entrevista para contar suas experiências durante a graduação. Confira:

FDCL: Por que vocês escolheram fazer o curso de Direito?

Carla: Escolhi o Direito porque é uma área ampla e que oferece oportunidades profissionais e pessoais, mesmo para quem não deseja atuar especificamente no ramo jurídico, pois tem relação com diversas profissões. Sempre visualizei o Direito como um curso dinâmico e atraente, pois precisamos lidar com diversos tipos de pessoas e incontáveis desafios.

Sérgio: Eu busquei, na ocasião com 18 anos de idade, um curso que me oferecesse o maior leque de oportunidades no mercado de trabalho, me identificando, dessa forma, com o Direito.

FDCL: Por que optaram pela FDCL e quais foram os anos de ingresso de vocês na Faculdade?

Carla: Iniciei meu curso em 1994 e terminei em 1999. Escolhi a FDCL por ser uma instituição conceituada, com sua história constituída por excelência no ensino desde a década de 1970 em Conselheiro Lafaiete, formando vários profissionais reconhecidos no mercado.

Sérgio: Iniciei o curso em 1983. Logo quando terminei o segundo grau, me inscrevi nos vestibulares em Barbacena, Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete, optando claro, pelo curso na FDCL de 1984 a 1987, principalmente pelo reconhecimento e grandeza da Faculdade.

FDCL: Qual foi a maior motivação para vocês seguirem os mesmos passos de seus familiares?

Carla: Sempre admirei a atuação de meus familiares que estudaram na FDCL. Conhecer o Direito através da minha família fez nascer em mim uma paixão pelo curso.

Sérgio: Eu tive a oportunidade de conhecer vários alunos e ex-alunos, dentre eles, um tio, que me serviu de exemplo e inspiração para escolher e me dedicar à minha profissão.

FDCL: Durante os anos de graduação, o que vocês mais destacam de positivo na Faculdade?

Carla: Destaco de positivo a parte pedagógica. Os professores foram grandes referências no exercício de minha profissão. Destaco ainda que, durante o curso de Direito, os professores incentivavam o estágio e atividades complementares que proporcionavam a proximidade dos alunos com o Poder Judiciário, Ministério Público e outras instituições ligadas ao curso, o que nos ajudava a conhecer a prática do Direito mais a fundo.

Sérgio: Como eu esperava, nos anos de estudos, os docentes e discentes foram demonstrando parceria, conhecimento e amizade, o que cada vez mais me motivava na escolha da carreira jurídica.

FDCL: E hoje, depois de formados, quais são os seus pontos de vista sobre a Faculdade?

Carla: Tenho muita gratidão e admiração pela FDCL. Estou formada há mais de 20 anos e sempre acompanho o crescimento da Instituição por meio da dedicação da Direção, Coordenação, Professores e de todas as pessoas que fazem da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, uma referência em ensino.

Sérgio: Pioneira no Ensino Superior de Lafaiete e região, a FDCL vem mostrando, ano a ano, a sua capacidade de formação de Bacharéis em Direito a serviço da ética, da moral e, sobretudo, da aplicação da lei para que prevaleça a justiça.

FDCL: Para finalizar, qual mensagem vocês deixam para os alunos interessados em cursar a graduação de Direito na FDCL e seguir a carreira jurídica?

Carla: O Direito nos proporciona diversas opões para atuação. Por meio da FDCL, pude atingir grandes conquistas. Os ensinamentos foram muito valiosos. Na faculdade, além da parte teórica, desenvolvemos a gentileza, a paciência, o prazer em ajudar, a empatia, a capacidade de nos colocar no lugar do outro, entender as dores e motivações do próximo e aprendemos, sobretudo, a ser alguém importante na vida de quem precisa de justiça.

Sérgio: Cada vez mais as famílias, as empresas e todos nós precisamos de assistência jurídica, porque os direitos, pela lei, regem nossa existência da concepção à sucessão. Por isso, é muito importante uma boa escolha profissional. A FDCL surge aí como um nome forte e uma ótima oportunidade próxima de você.

A Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, FDCL, está com inscrições abertas para o Vestibular 2022. Inscreva-se agora mesmo e venha começar a trilhar o seu futuro na Faculdade que, há mais de 50 anos, preza por formar profissionais éticos e capacitados para atuar nas várias esferas do Direito.

 

Compartilhar

Acesso Acadêmico

Tamanho texto
Contraste