Publicado em 26 de novembro de 2021
Tags: OAB
Passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil, com certeza, é a maior conquista desejada pelos estudantes de Direito. É o início da carreira tão sonhada na área jurídica e que, muitas das vezes, exige uma dedicação integral dos estudantes.
Dando sequência à coluna especial “OAB em Foco”, hoje, você vai saber um pouco mais sobre como o aluno da FDCL, Davi Castro, se preparou para o Exame.
FDCL: Como foi a sua preparação para o Exame da OAB?
Davi: Na verdade, não tive uma preparação específica para a prova. Foi uma surpresa para mim, quando descobri que fui aprovado.
Fiz a inscrição para o exame XXXII da OAB para ser como uma prova teste, tanto é que estava no 8º período e não tinha visto todas as matérias cobradas na primeira fase; então não dediquei muito aos estudos. Prestei o exame apenas com os conhecimentos que adquiri na FDCL.
Como tive a feliz surpresa da aprovação na primeira fase, foi necessário ajustar minha agenda para dedicar à segunda fase, pois tinha apenas um mês para isso. Como a faculdade estava no recesso de julho, à noite estudei as peças, o direito material e processual para assim conseguir minha aprovação na segunda fase.
FDCL: Quais foram as maiores dificuldades que você teve na preparação?
Davi: As maiores dificuldades que tive foram a questão do tempo e do psicológico, especialmente para a segunda fase. Como foi uma surpresa, não tinha me preparado para nada na segunda fase, então tive que controlar muito bem meu tempo e também o psicológico, pois sempre minha mente pregava peça afirmando que não seria capaz de ser aprovado, pois não me preparei com antecedência ou não estudava em um cursinho próprio para a prova.
FDCL: Quais são os conselhos e dicas que você pode dar para quem está se preparando para o Exame da OAB?
Davi: O que posso falar é que o exame da OAB não passa de uma prova semelhante a que fazemos na FDCL. A diferença se deve ao número de questões e ao tempo que temos para fazer o exame. A dica que dou é para confiar em si mesmo e não achar que a aprovação na OAB somente ocorre para aqueles que possuem todo o ambiente favorável para isso; deve se levar a sério todas as aulas no curso do direito, pois lá está a chave para a aprovação.
Para finalizar, gostaria de falar que minha aprovação na OAB não ocorreu no momento que recebi a notícia, mas sim nas primeiras aulas que tive na FDCL.
A Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete parabeniza a todos os seus alunos pela conquista na OAB. Nas próximas semanas, você confere mais entrevistas com os futuros profissionais de Direito sobre a preparação para o Exame.