Amintas Junqueira se orgulha em fazer parte da história da FDCL

Publicado em 02 de agosto de 2016

O orientador do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), Amintas Junqueira, atua na Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, desde antes de ela nascer. Com muito orgulho, Amintas conta um pouco de sua história para o projeto Conheça a FDCL: “Prestei vestibular em 1976 e colei grau em 1979. Foram quatro anos de muita luta, mas tive o prazer e a satisfação de aprender com verdadeiros mestres essa profissão. Trabalhei na CSN durante trinta anos. Depois de um determinado período vislumbrei a possibilidade de ocupar um cargo privativo de advogado, como Orientador Tributário. No terceiro ano adquiri minha carteira da OAB como estagiário, e já advogava com a assistência do saudoso Dr. Wilian Dias de Faria”, lembra.

O orientador recorda com saudade de quando começou a trabalhar na sonhada FDCL: “A criação da Faculdade de Direito era um sonho do Dr. Astor Viana, que me pediu para fazer o levantamento da biblioteca do Dr. Francisco Rodrigues Pereira. Quando recebi o pedido, disse ao do Dr. Astor Viana que ele deveria procurar o Dr. Ary Belisário, que era o chefe do setor da CSN onde eu trabalhava, para autorizar a minha ausência no trabalho. E assim ele fez. Dr. Ary me autorizou ficar à disposição. E foi assim que comecei a atuar na FDCL mesmo antes de sua criação. Trabalhei no escritório do Dr. Francisco por vários meses fazendo catálogo de toda a sua biblioteca, que continha muitas obras. Após esse período, fui para o cartório do Dr. Astor Viana que funcionava no Fórum, e lá fiquei por mais alguns meses datilografando todo aquele levantamento para depois fazer várias cópias no mimeógrafo, para ser enviado para o MEC. E foi dessa maneira que comecei a atuar na FDCL direta ou indiretamente com muito orgulho e satisfação”.

Sobre seu trabalho no NPJ, Amintas afirma que ele ensina os estagiários todos os procedimentos relacionados com os diversos pedidos para ingresso na Justiça Comum: “Procuro, na medida do possível, me adequar à metodologia de trabalho dentro da mais digna e cordial honestidade, tratando com respeito a todos os alunos, estagiários, bem como as funcionárias administrativas, procurando desenvolver um trabalho honesto e sincero para o bem e sucesso da FDCL. O meu contato com os alunos é da melhor forma possível, tratando-os com respeito, amizade e consideração”, reforça.

Compartilhar

Acesso Acadêmico

Tamanho texto
Contraste